Meditação do dia: 30/04/2024
“10Agora, pois, ó reis, sejam prudentes; deixem-se advertir, juízes da terra. 11Sirvam o Senhor com temor e alegrem-se nele com tremor.” (Sl 2.10,11)
Advertencias às Autoridades – De maneira bem simples, o mundo e tudo o que nele existe, pertencem a Deus; primeiro por direito de criação; em segundo lugar, por direito de preservação e sustento e em terceiro lugar, por direito de redenção. Deus criou todas as coisas e pessoas, ele as sustenta e preserva e através da obra de redenção comprou aquilo que por direito já lhe pertence. O drama, ou o problema reside exatamente na parte humana, que resiste em reconhecer a sua origem, aquilo que os preserva e muito maior ainda é a resistência em relação à obra de redenção. A idéia lógica e racional de separar uma coisa da outra e não misturar a vida civil e secular com religião e etc. não passa de um passo articulado para expressar a manipulação dos poderes cósmicos sob a tutela do inimigo das almas humanas. Nesse salmo com muito peso profético, Deus adverte os reis da terra, para que sejam prudentes, se permitirem serem advertidos já que não são perfeitos e não detém todo o poder e conhecimento. São também instados a servirem a Deus com temor e se alegrarem em Deus, de forma reverente e autêntica. Fé, adoração, temer a Deus e servi-lo com dedicação não são coisas para religiosos ou uma classe de clérigos e profissionais da religião. Uma pessoa por se tornar rei, presidente de uma nação, um juiz de corte superior ou alguém investido de muita autoridade, não deixa de ser uma pessoa; não deixa de ter necessidades pessoais, emocionais, espirituais e muito menos está acima do bem e do mal, ainda que por meios legais distorcidos recebam poderes que não cabe de fato ser concentrado nas mãos de uma pessoa. Uma grande demonstração de sabedoria e humildade é a pessoa reconhecer-se realmente como é e saber se colocar de forma digna. Toda autoridade e todo poder possível a uma pessoa é certamente um instrumento delegado a ela. Autoridades são eleitas, nomeadas ou qualquer outra forma de se chegar ao poder é uma função representativa, que de uma organização, quer de um estado ou grupo legitimamente competente. O cristão precisa estar ciente disso e disposto a fazer o certo porque é certo.
Senhor, agradecemos por sermos aceitos como teus filhos através da obra redentora de Cristo e por determinação e graça daquele que tem todo o poder. Te reconhecemos como a maior e única autoridade com todo o poder, honra e glória, a quem servimos com alegria e nos entregamos voluntariamente para servir e cultuar como o Deus Todo-Poderoso. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason