Meditação do dia: 15/05/2024
“3Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, Senhor, até quando? 4Volta-te, Senhor, e socorre-me; salva-me por tua graça.” (Sl 6.3,4)
Alma Perturbada – Estamos meditando num salmo onde nos é apresentado um quadro de uma pessoa em sofrimento e angústia. Sofrimento e angústias não são nada estranho para qualquer ser humano em todas as épocas da história. Nos nossos dias estamos vivendo e presenciando uma avalanche de doenças e transtornos emocionais, mentais e comportamentais que se torna até difícil para um leigo precisar. As ciências comportamentais evoluíram e ocupam papeis de muita importância e não mais estão restritas aos consultórios, mas estão em todos os órgãos e repartições de saúde e unidades escolares, para que o vasto número de pessoas, de todas as idades e condições sociais e econômicas sejam atendidas. Do lado eclesiástico, digamos, na igreja de Cristo, até bem pouco tempo era praticamente inadmissível “um cristão” estar numa condição tal qual isso descrito no salmo e ou num mesmo quadro que um “não cristão” poderia estar. Hoje, já percebemos que em termos de saúde, pessoas são pessoas, independente da cultura ou fé que profere. Na verdade, as Escrituras nunca fizeram distinção quando se trata de pessoas, mesmo as tementes a Deus passarem por situações críticas e terem necessidade de apoio e socorro emocional, para não adoecer e até afundar-se em tristeza, o que hoje chamamos de “depressão.” Nos Salmos 42 e 43 há fortes citações de uma condição de tristeza de alma e clamor a Deus por socorro. A muitas citações bíblicas sobre a necessidade de descanso para a alma e os recursos oferecidos por Deus, revelam o quando isso precisa ser levado à sério. O profeta Jeremias citou: “Assim diz o Senhor: Ponham-se à beira dos caminhos e olhem; perguntem pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andem por ele e vocês acharão descanso para a sua alma. Mas eles dizem: Não andaremos nele” (Jr 6.16). Andar pelas veredas antigas de Deus produz descanso para a alma, então isso é significativo e deve ser buscado com intensidade. Jesus nos seus dias convidou a ir a ele e encontrar descanso para suas almas. “28Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.30Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mt 11.28-30). Segundo disse Jesus aqui, o judô e o fardo mundo, dos homens, das escolhas humanas é pesado demais para a pessoa levar e ele se oferece para trocar pelo dele. Ainda haverá um fardo e um jugo a ser carregado, mas esse não produz cansaço, tristeza e desgaste para a vida da pessoa. Esses recursos estão disponíveis e acessíveis a todos, no sacrifício de Cristo e a apropriação é pela fé. Quem conhece e pratica a Palavra de Deus está em vantagem.
Senhor, em ti podemos encontrar descanso e alegria; deixando a nossa condição de fracasso, tristeza e derrotas que a vida nos impõe pelas escolhas que fazemos sem a tua sabedoria e direção. Queremos hoje, ser cheios do teu Espírito Santo para alcançar sabedoria espiritual que nos leva a apropriar dos benefícios da redenção que há em Cristo Jesus, pela fé. Buscamos ajuda em ti, oh! Pai e aceitamos a intercessão do Espírito Santo, clamando por Deus até com gemidos inexprimíveis, como diz a tua Palavra. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason