As Lágrimas na Cama

Meditação do dia: 17/05/2024

6Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. 7De tristeza os meus olhos se consomem, envelhecem por causa de todos os meus adversários.” (Sl 6.5)

As Lágrimas na Cama – Quando meditamos na Palavra de Deus, encontramos conosco mesmo, bem ali, na esquina da falência! Verdades da intimidade pessoal e familiar, que preferimos manter em segredo, ou pelo menos não deixar ir à público, aparecem nas verdades da vida, que a Bíblia não fez questão nenhuma de ocultar de pessoa alguma. Todos os nossos heróis da fé, têm suas biografias muito bem transparentes em seus registros. Nenhum pecado, deslize, traço de fraqueza e de caráter que foi sendo tratado e superado ao longo dos dias até o amadurecimento e aquelas pessoas chegaram a uma vida produtiva e que tanto nos inspiram. Ainda não existiu um ser humano perfeito, do começo ao fim de sua trajetória, com a exceção da pessoa de Jesus, que convenhamos, é fora da curva por excelência. Isso ao invés de nos desanimar e desestimular, faz o efeito contrário – nos inspira, pois todos os demais são exatamente como eu e como nós, mudando os tempos, as raças, nacionalidades, culturas, oportunidades e privilégios, somando tudo isso e comparando, é tudo muito similar, como costumamos dizer: “Já vi esse filme!” Nesse salmo, na citação de hoje que separamos, ela identifica a situação em que pessoas experimentam períodos prolongados de sofrimentos, perseguições, pressões e apertos tais que não há como expressar ou fugir de tal condição. Quem aqui de nós, nunca chorou em silêncio na noite? Quem não experimentou uma crise de medo, angústia, sem ter com quem contar e se abrir? Alguém de nós, já teve uma daquelas noites que nos parece que vai chegar o fim do dia, mas não chega o amanhecer? Ou alguém se identifica com o texto bíblico: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30.5b). Mães que dobraram noites com os filhos ardendo em febre, numa condição impossível de serem ajudadas ou socorridas até que o dia amanheça, sabem do que estou falando. Mas acredito que o salmista se refere à coisas ainda mais profundas, mas íntimas e onde não há nas pessoas por perto qualquer sinal de ajuda ou possibilidade de colaboração. Também podemos pensar em questões espirituais entre a pessoa e Deus; sobre assuntos que não cabem a mais ninguém e todos acham que está tudo bem, quando só ela sabe o que se passa no seu coração. Isso só não é pior, porque podemos compartilhar isso com Deus em oração, clamor e derramamento de alma diante dele em quebrantamento, humilhação e submissão. Nada na vida é sem proveito; tudo nos leva a crescer e amadurecer; foi o que Tiago recomendou. 2Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações,3sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança.4Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada” (Tg 1.2-4).

Pai, obrigado por ser um bom ouvinte para os momentos difíceis dos teus filhos e em Cristo Jesus, providenciar socorro e auxílios incomparáveis. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário