Meditação do dia: 18/05/2024
“1Senhor, meu Deus, em ti me refúgio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me, 2para que ninguém, como leão, me arrebate, despedaçando-me, não havendo quem me livre.” (Sl 7.1,2)
Deus Como Refúgio – Quem escreveu essas poesias, o fez com o propósito de desabafar as ansiedades, angústias e as colocar diante de Deus, com quem ela desfrutava de uma relação de amizade e proximidade muito grande. Alguém que entendia do que é ser perseguido, traído, ser invejado e ter a vida por um fio o tempo todo. Em casa, desde pequeno ele não desfrutava dos melhores privilégios em família. Fez parte da história do seu povo, quando aclamaram o primeiro rei da nação e quando o exército foi organizado, dois ou três dos seus irmãos foram convocados e aquilo era um orgulho para a família e eles, é claro, gozavam dos benefícios e do prestígio da posição que ocupavam. Davi, era o caçula e o cuidado do pequeno rebanho da família ficou sendo o seu ofício e foi ali que ele se descobriu como alguém que ansiava por mais do que lhe estava sendo propiciado; um dia a família recebeu a visita ilustre do profeta Samuel, uma celebridade nacional e homem de Deus, que ali fora com uma proposta divina para alguém daquela casa e que isso afetaria para sempre a vida de todos – Um dos filhos de Jessé, seria separado por Deus para ser o próximo rei de Israel. As apostas estavam abertas; qual a chance de Davi? Ali também começaram as inspirações para suas poesias, lamentos, louvores e carregar o peso de uma vocação que vale para o tempo e a eternidade. A perseguição começou em casa e pelos próprios irmãos que foram deixados de lado um a um e olha que Davi nem fora chamado para a reunião com o profeta de Deus. Quando olhamos para a vida e a história de Davi, podemos compreender seus escritos. O que muitos cristãos “nutela” com letra minúscula ainda, chamam de “ser perseguido,” “estar sofrendo por sua fé,” parece teatro de comédia e na verdade, se não fosse trágico, seria mesmo cômico! O peso da espada de Dâmocles, bem que poderia se referir à Davi. Reflitamos sobre o que significa se refugiar em Deus e só ali se sentir seguro.
Senhor, obrigado por sua bondade e misericórdia, agrademos pelo livramento de cada dia e pela graça de tua presença contínua em nossa caminhada na jornada da fé. Agradecemos em nome de Jesus. Amém.
Pr Jason