O Necessitado e o Aflito

Meditação do dia: 11/06/2024

“Pois o necessitado não será esquecido para sempre, e a esperança dos aflitos não será frustrada perpetuamente.” (Sl 9.18)

O Necessitado e o Aflito – Gostamos muito da primeira impressão, da primeira idéia, da primeira vista, primeiro encontro, a primeira vez! Acabamos transferindo isso para palavras e expressões que lemos ou nos aparece, e então de bate-pronto, criamos uma idéia, ou imagem daquilo. Só depois é que aprofundamos e atentamos para os pormenores e a realidade se revela. Os peritos em comunicação, sabem bem disso e fazem chamadas e manchetes bem sensacionalistas e só pelo título, atrai a atenção e nem sempre aquilo se confirma e em muitas delas nos sentimos enganados, prometeram algo grande, interessante e tudo não passou de palavras. Quem olhou o título da meditação de hoje, sobre “Necessitados e Aflitos,” já começam a viajar na imaginação, sobre carência social e emocional. Agora, voltando à realidade da nossa cosmovisão, acreditamos que a vida não está baseada somente em bem-estar físico-material-social. A vida é mais complexa e há valores íntimos e não palpáveis que influenciam muito a vida de qualquer pessoa. Ter uma casa para morar, um emprego que gera renda suficiente para as despesas básicas, não estar em conflito ou atrito e riscos de segurança pessoal, tudo está bem! Não é bem assim! Há pessoas com muitos recursos, muitos meios disponíveis ao seu alcance e ainda assim, não são felizes, não são realizados e sequer sabem como encontrar a paz interior. Como disse alguém mui sabiamente: “Tem têm gente tão pobre que a única coisa que tem é dinheiro!” Quando pensamos então em ser ou estar pobre, necessitado, aflito, necessariamente isso não está ligado a bens e situação social. O rei Davi, era alguém que saiu de situação humilde, se tornou um militar de sucesso, comandou tropas e alcançou o topo e chegou a ser rei e até hoje é reconhecido como o maior rei da história de seu povo. Nós o amamos e admiramos também por sua vida de adoração, louvor, comprometimento com a fé e o culto a Deus, foi um poeta notável, um músico de excelência e ainda assim, diante de Deus, ele expressa coisas como essa, descrita no salmo: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim. Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te demores, ó Deus meu!” (Sl 40.17). O sermão mais marcante do ministério de Jesus, tem citações que são as bases fundamentais da nossa fé e ele mesmo disse: 3Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5.3-6). Acredito que para entender isso, precisa ser alguém pobre, necessitado, aflito, que chora, que tem fome e sede e etc…. não é para gente comum, ou poderosas, vencedoras, que detonam em todo tempo….

Senhor, precisamos aprender como aprender a ser como o Senhor deseja e trabalhou para nos fazer nascer de novo para uma nova vida, com novos propósitos, novas esperanças e um novo futuro. Só a tua graça e a tua misericórdia são capazes de produzir isso em nós, como humanos cheios de vontade e determinados a cuidar de nós mesmos, como se o pudéssemos fazer bem feito. Começamos por pedir perdão e buscar encontrar o nosso lugar em Deus, oramos por isso em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário