A Prosperidade do Perverso

Meditação do dia: 15/06/2024

“São prósperos os caminhos dele em todo tempo; muito acima e longe dele estão os teus juízos; quanto aos seus adversários, ele a todos trata com desprezo.” (Sl 10.5)

A Prosperidade do Perverso – Amados, a razão porque estão refletindo sobre a conduta de pessoas perversas, não é para torna-los conhecidos, celebrados, ou justificar as suas ações e modo de vida; estamos sim, ponderando sobre o que não podemos fazer e nem imitar com versões mais suaves e douradas com o “evangeliquêz;” a cosmovisão cristã e a de qualquer outra pessoa, difere básico e no real. Enquanto glorificamos a Deus em tudo e em todas as circunstancias, eles procuram serem o centro de suas vidas e ações. Os perversos (no sentido que estamos vendo no Salmo), eles procuram manter Deus de fora de suas vidas e os conceitos divinos ou de sua Palavra, não se encaixam nos seus planos. Eles fazem as suas próprias regras e por elas são muito bons e tudo está certo, sem necessidades de reparações. Isso me faz lembrar da história da criança pequena, brincando ao lado da mãe, que estava ocupada, costurando tecidos; o pequeno brincava com alguns utensílios da mãe e de repente ele diz a ela, que está medindo três metros de altura; ela então vai conferir do que se trata e vê que ele fizera o seu próprio metro e por ela de fato ele media três metros. A vida, como a recebemos e vivemos, não permite a cada um fazer suas próprias regras e estabelecer seus próprios padrões. Outra razão interessante para pensarmos, na prosperidade do perverso e entendermos do que se trata, é que, ao assumir suas próprias meditas e padrões, ele então considera aquilo como o modelo adequado. Deixe-me citar um exemplo prático: Autoridades globais concordaram em certos padrões e medidas que são referencias para todos na terra, como fusos horários, pontos cardeais, pesos, medidas e etc. Se algum povo ou nação utiliza algo particular, o faz citando a referencia universalmente aceita. A Coreia do Norte criou o seu próprio fuso horário; na verdade o que eles fizeram foi simplesmente atrasando seus relógios em meia hora. Quando pensamos em riqueza, prosperidade, qual é o padrão ideal? Sabemos que o conceito de “riqueza” muda de pessoa para pessoa. O perverso afirma que ele prospera em tudo e que jamais será abalado… qual é o conceito dele de prosperidade? O que é estar firme sem ser abalado, na cabeça dele? Qual é o modelo de Deus? Cristão? O que é segundo a Bíblia, ser próspero ou rico? Se eu e você não sabemos essas respostas com exatidão, podemos estar incorrendo em considerar algo irreal, como sendo ideal e verdadeiro e é claro que a frustração mora bem ali na esquina.

Senhor, tu és o nosso refúgio e fortaleza e é por ti que estabelecemos nossos padrões do que é ser ou ser alguma coisa. Jesus é o modelo para chegar a estatura de varão perfeito. A tua bondade é o padrão para nós do que é ser bom; a tua generosidade é o modelo a seguirmos para abençoarmos as pessoas e construirmos algo melhor e mais justo. Te louvamos e agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário