Aque Que Jura e Cumpre o Prometido

Meditação do dia: 14/07/2024

 aquele que, a olhos seus, tem por desprezível ao que merece reprovação, mas honra os que temem o Senhor; aquele que jura e cumpre o que prometeu, mesmo com prejuízo próprio;” (Sl 15.4)

Aquele Que Jura e Cumpre o Prometido – Outro aspecto muito importante na prática positiva de atos que demonstram um caráter confiável e que valoriza o peso de sua palavra. No Antigo Testamento, as práticas de jurar, fazer promessas e votos eram bem comuns entre as pessoas e fazia parte do culto e da vida com Deus; fato esse comprovado por ter sido incluso nas leis e estatutos dados por Deus a Moisés e passou a fazer parte da Palavra de Deus, ou a Bíblia, como a conhecemos hoje. 13 Temam o Senhor, seu Deus, sirvam a ele e jurem somente pelo nome dele. 20 Temam o Senhor, seu Deus, e sirvam a ele; sejam fiéis a ele e jurem somente pelo seu nome.” (Dt 6.13; 10.20). Também vemos advertências: 4Quando você fizer algum voto a Deus, não demore a cumpri-lo, pois ele não se agrada de tolos. Cumpra o voto que você faz. 5Melhor é não fazer voto do que fazer e não cumprir” (Ec 5.4,5). Entre as advertências, havia citações em que após feito o voto, promessa ou juramento, haver situações de danos, perdas e prejuízos em decorrências desse ato; então certamente algumas pessoas não honravam o compromisso. “É uma armadilha dizer precipitadamente: “Isto é santo!”, e só refletir depois de fazer o voto” (Pv 20.25). Na Nova Aliança, jurar, prometer etc, tiveram uma alteração, devido o novo nascimento e o compromisso dos seguidores de Jesus dizerem a verdade, andarem em retidão e praticarem a justiça, sem a necessidade de utilizar isso como garantias. 33Vocês também ouviram o que foi dito aos antigos: “Não faça juramento falso, mas cumpra rigorosamente para com o Senhor o que você jurou.” 34Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo nenhum; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser a cidade do grande Rei. 36Não jure pela sua cabeça, porque você não pode fazer com que um só cabelo fique branco ou preto. 37Que a palavra de vocês seja: Sim, sim; não, não. O que passar disto vem do Maligno” (Mt 5.33-37). Isso foi reforçado pelos ensinamentos apostólicos. Como Tiago: “Acima de tudo, meus irmãos, não jurem nem pelo céu, nem pela terra, nem por outra coisa qualquer, mas que o “sim” de vocês seja “sim”, e que o “não” de vocês seja “não”, para que vocês não incorram em condenação” (Tg 5.12). podemos ver que aquela pessoa descrita no salmo 15, está perfeitamente alinhada com o todo das Escrituras. A questão então não é se ela faz ou não votos e juramentos, mas como ela age com o seu caráter transformado, para honrar a sua fé e glorificar a Deus.

Senhor, agradecemos pela tua fidelidade em todos os sentidos e como tens nos abençoado e permitido que aprendamos na tua Palavra sobre os procedimentos da vida, que a torna mais produtiva, agradável e que também te agrada. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pastor Jason

Deixe um comentário