Meditação do dia: 15/07/2024
“ aquele que, a olhos seus, tem por desprezível ao que merece reprovação, mas honra os que temem o Senhor; aquele que jura e cumpre o que prometeu, mesmo com prejuízo próprio;” (Sl 15.4)
Alguém Tem Que Assumir o Prejuízo – “O dinheiro não leva ninguém ao céu, mas faz coisas celestiais aqui na terra.” Não é sem razão que Jesus disse: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Quando entram dois valores em disputa no coração do homem, é certo que um prevalecerá sobre o outro; e como naquela história dos dois lobos no coração tentando ganhar a disputa; aquele que for melhor alimentado levará a melhor. A devoção a Deus e o desejo por riquezas ocupando o mesmo peso na dedicação da pessoa é contado na Bíblia como culto e serviço a um senhor e nesse caso, é impossível ter dois centros ao mesmo tempo. Jesus, ele mesmo, disse que é impossível servir a esses dois senhores. No estudo que estamos levando na meditação de cada dia, nesse salmo da estabilidade, aparece aqui esse dilema que toda e qualquer pessoa precisa resolver para seguir em frente sem conflitos de interesses. Sugiro, a título de experiencia pessoal nos colocarmos na pele daquela pessoa que procura entrar no santuário e habitar no santo monte de Deus e vem progredindo maravilhosamente bem. Ela abre mão das práticas ruins e pecaminosas, depois lida com as escolhas de coisas e situações que em si mesmas podem não ser más, mas, ocupam espaço e atenção com o crescimento espiritual e nesse caso, ela não abre mão da sua comunhão e crescimento e abre mão de privilégios, oportunidades e prazeres em nome de uma maior consagração. Chega então o momento crucial, onde manter suas escolhas, honrar sua fé e continuar firme, tudo isso ficam comprometidos com uma escolha, que pode lhe trazer prejuízo financeiro ou de valores materiais. O que fazer? Ela divisa uma bifurcação à sua frente e na dá para seguir nos dois caminhos… deixe-me dizer-lhe algo sábio: à menos que esta questão já esteja resolvida e consolidada no coração de forma definitiva, essa pessoa correrá sério risco e a tentação será muito forte. Podemos nem estar falando de milhões de reais, ou uma quantia que resolveria a vida material e financeira “para sempre.” Os grandes desastres dessa modalidade registrados na Bíblia, nem eram grandes somas assim. Os irmãos de José o venderam para o Egito por bagatela; Geazi, o assistente de Eliseu, se perdeu por pouca coisa; Acã, se perdeu por não muita coisa dos despojos de Jericó; Judas Iscariotes, por trinta moedas… Ananias e Safira na igreja de Jerusalém. Como bem disse Paulo: “Não é o dinheiro, mas o amor ao dinheiro, é a raiz de todos os males” (1 Tm 6.10). Vamos resolver isso o quanto antes. Podemos ter dinheiro e riquezas, mas eles não podem nos ter! Nosso coração precisa ser totalmente de Deus!
Senhor, tu és o meu Senhor, o meu Deus! O Senhor é suficiente para todos os teus filhos e servos. Tendo a ti como nosso pastor, nada nos faltará! Em nome de Jesus, amém.
P Jason