Meditação do dia: 12/08/2024
“Com a tua mão, Senhor, livra-me dos homens deste mundo, cuja porção é desta vida e cujo ventre tu enches com os teus tesouros; os quais se fartam de filhos e o que lhes sobra deixam aos seus pequeninos.” (Sl 17.14)
O Que Se Deixa – Ainda pensando no texto deste Salmo, sobre os valores que nos movem, vamos abordar aqui, a questão do que se utiliza e do que se deixa como legado para as gerações que se seguem. Vimos que na opinião de Paulo, e ela é bem espiritual e eterna, em sintonia com a vontade de Deus; a pessoa que que constrói sua vida, pensando apenas nessa existência, é sem dúvida muito infeliz. Uma outra versão bíblica diz que “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Co 15.19). Na comparação sobre as expectativas futuras, o salmista diz que esses homens deste mundo, cuja porção é desta vida, são igualmente apontados por Paulo na carta aos Filipenses, como sendo realmente focados em coisas desse mundo, que são perecíveis e que se contrasta com a nossa esperança como filhos de Deus. “18Pois muitos andam entre nós, dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e agora digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está naquilo de que deviam se envergonhar, visto que só pensam nas coisas terrenas. 20Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp 3.18-21). Não estamos pregando ou defendendo uma idéia espiritualizada em exagero, que não se deva trabalhar e constituir patrimônio, riqueza, gerar progresso e desenvolvimento humano. Muito pelo contrário, os filhos de Deus são habilidosos, criativos, bons mordomos de todos os recursos que nos foram dados por Deus. Tudo o que pudermos fazer, que traga progresso, cura, alívio, otimize o trabalho e descobertas e invenções que facilite a vida, isso só glorifica a Deus e valoriza o investimento dele em nós. Essas coisas, não podem ser e não serão o centro de nossas vidas e valores. A maior herança e legado que podemos deixar para nossos familiares e gerações futuras, são valores eternos, abençoadores, patrimônio sólido de fé e confiança em Deus. Trabalhar para deixar fortuna para os filhos porque não se sabe como será o futuro e a sorte deles é na verdade um atestado de incredulidade e desconfiança na capacidade de Deus cuidar deles, como cuidou de nós. os valores que eles mais precisam, certamente não são os materiais.
Senhor, tu és a nossa herança e a fonte da nossa esperança. Em todo tempo o Senhor é bom e assim o será para sempre, amém.
Pr Jason