Meditação do dia: 11/08/2024
“Com a tua mão, Senhor, livra-me dos homens deste mundo, cuja porção é desta vida e cujo ventre tu enches com os teus tesouros; os quais se fartam de filhos e o que lhes sobra deixam aos seus pequeninos.” (Sl 17.14)
Uma Questão de Valores – o que faz as pessoas se moverem são os seus valores. Fazemos aquilo que valorizamos ou atribuímos uma escala de valores ou prioridades. Não é todos que gostam de acordam bem cedo, ainda escuro, para pegar uma condução e viajar uma hora ou mais, para chegar ao trabalho; muitas vezes com chuva, frio, não estando bem de saúde etc. Eles o fazem pelo valor que dão a alimentar sua família, dar estudos aos filhos e etc. Com raras exceções, a maioria das pessoas não trabalham naquilo que consideram sua vocação ou área na qual tem mais habilidades. Muitos não se dão ao luxo de sair de férias ou curtir uma folga porque é preciso ter outra fonte de renda para garantir o mínimo na sua condição de vida. É assim que a vida é! É assim que o mundo gira! Mesmo quando falamos da vida espiritual, da fé e da comunhão com Deus, da caminhada de fé; ainda assim, tem desafios e temos que fazer escolhas, e novamente os valores estarão aparecendo. O nosso salmista, em meio ao clamor por libertação ou proteção de Deus, se vê numa condição que precisa declarar seus valores e as prioridades de seu relacionamento com Deus e ainda que pressionado, ele não tem nada de dúvida sobre o que deve escolher. Ele fala com Deus em oração sobre “homens do mundo, cuja porção é desta vida…” o que significa isso? Não é tão difícil entender que ele está falando de pessoas com valores nada espirituais, são materialistas, mundanos e profanos, que entendem que tudo o que há de melhor está nesta vida mesmo e precisam desfrutar disso o quanto antes e em maior quantidade possível. Um cristão não pode ter sua esperança nessa vida, afinal, nem cidadão permanente daqui ele é. Paulo falando sobre o verdadeiro futuro dos cristãos ele escreveu: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo” (1 Co 15.19). Ao contrário: “20Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas” (Fp 3.20,21). Qual é o seu valor principal e em que nível de prioridade está a vida com Cristo?
Senhor, obrigado por nos acolher em amor e graça, diante de tantas possibilidades de escolhas, escolhemos te amar, te adorar e te servir como prioridade máxima de nossas vidas. Reconhecemos a ti como o Deus único e verdadeiro, a quem pertencemos e de quem somos ovelhas do seu pastoreio. Somos felizes e realizados com a vida que tens para nós e nos alegramos nas promessas que estão por vir, em Cristo Jesus, amém.
Pr Jason