Meditação do dia: 22/08/2024
“O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio.” (Sl 18.2)
O Senhor é(8): Meu Alto Refúgio – Quando olhamos a vida do ponto de vista de Deus, certamente muitas coisas tomam proporções diferentes do que normalmente veríamos. Todas as nossas experiencias de vida contam e nada é desperdiçado essa fantástica escola de Deus. Olhamos as pessoas da Bíblia e vencemos muito sucesso, muitos acertos e que no final, deu tudo certo. Também encontramos falhas e fracassos, mas raramente vemos desistências. Elas perseveravam até alcançarem a vitória. Sendo assim, colocamos nossas realidades dentro do plano de Deus para nós e vivemos um dia de cada vez e levando em conta nossa própria história. Abraão, por exemplo foi pastor, fazendeiro e líder tribal, e ao mesmo tempo andava com Deus, era um adorador fervoroso, se tornou amigo de Deus e teve grandes revelações que ainda hoje estão se cumprindo. Moisés foi criado no palácio e sua vida basicamente foi divida em três partes iguais de quarenta anos. Os primeiros foram vividos na corte de faraó e tinha de tudo e recebeu treinamentos militares, administrativos, letras e leis. Na segunda parte ele viveu no exílio, no deserto, cuidando de rebanhos do sogro e criando sua própria família. Na terceira fase, foi realizando o trabalho de sua vida, parece que tudo que acontecera, foi para lhe preparar para aquilo. Podemos ver isso em Davi, como pastor de ovelhas, assistente do rei Saul, militar, líder de tropas e milícias e posteriormente se tornou rei. Ele foi bom em praticamente tudo e cada etapa o preparou para a próxima. Então quando ele fala de ter a Deus como seu alto refúgio, ele está falando de todas as etapas de sua vida e como é importante poder ser protegido a um nível inalcançável para os adversários e inimigos e alto o suficiente para ter segurança e uma visão privilegiada do quadro todo. O meditar como exercício espiritual, também é revisitar as experiencias de nossa vida em todas as etapas e rever como foi que passamos por aquelas etapas, pois em muitas delas, estávamos tão envolvidos, atribulados, ocupados que não tínhamos uma visão da realidade ao nosso redor e agora, livres, vencedores e mais experientes, podemos volver nossa mente, memórias e atenção e ver como Deus estava agindo poderosamente e levantando recursos e pessoas de modo tremendo para nos socorrer. Deus é meu alto refúgio e certamente é o seu também!
Pai, sou agradecido pela vida e os percursos dela; excedo os meus erros e pecados, não tenho de que me queixar ou me arrepender. Sou grato pela minha origem, minha família, as condições que tínhamos e as oportunidades que me trouxe até aqui. Sou grato pela salvação em Cristo, pela igreja e irmãos que me ajudaram nos primeiros passos; pela chamada para servir e por aqueles que acreditaram e me incentivaram. Tudo foi para o meu bem e para a tua glória. Obrigado por ser o meu alto refúgio e assim o será eternamente. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason