Meditação do dia: 10/09/2024
“32O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, 33ele deu aos meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.” (Sl 18.32.33)
Caminhos Aperfeiçoados – Há coisas que para nós são certas e indiscutíveis: “O caminho de Deus é perfeito” (Sl 18.30). esse é uma dessas coisas importantes. Não temos qualquer dúvida ou problema quanto a nossa convicção sobre o modo de Deus proceder, sabemos que o seu caráter é bom, que seus caminhos são de fato perfeitos; andar por eles é certeza de estar em segurança e as chances de sucesso são bem maiores. O profeta Isaías falou sobre a diferença entre os nossos caminhos e os caminhos de Deus; há uma certa diferença, uma certa distancia que separa uns dos outros: “8Porque os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, e os caminhos de vocês não são os meus caminhos, diz o Senhor. 9Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos são mais altos do que os pensamentos de vocês” (Is 55.8,9). Os pensamentos e os caminhos de Deus são bem mais elevados do que os caminhos dos homens, mas é sabido que Deus deseja muito andar em comunhão e amizade com os homens e para isso envidou esforços muito grandes e fez grandes sacrifícios para restaurar essa ligação. É sempre Deus que toma a iniciativa da reconciliação e da solução dos problemas. Aqui, nessa passagem de Isaías, está uma das chaves para o desenvolvimento da condição humana diante de Deus e criar uma sintonia que venha a gerar verdadeira comunhão e interação. Isso tudo é feito através da meditação na sua Palavra e a observação fiel e cuidadosa dela em nossas vidas. Já vimos isso no Salmo primeiro e em vários outros textos. É fato que Deus não vai baixar de nível e capacidade para se comunicar conosco; para a redenção ele se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, conforme escreveu João no seu Evangelho. Na questão das escolhas morais, comportamentais, aprendizados e comunhão, é uma operação mais complexa (do ponto de vista humano), mas igualmente providenciado por Deus todos os meios e recursos. Por exemplo: Agora somos filhos, nascidos de novo, gerados pela Palavra da verdade. O Espírito Santo habita em cada um desses filhos para capacitá-los e revelar-lhes o que Deus já em preparado para eles. Já temos a mente de Cristo. Então, o processo é nivelar esses dois modos de pensamentos e caminhos. Deus faz isso em nós através da meditação na sua Palavra, nos elevando em tamanha graça e comunhão, até nossos caminhos e pensamentos se elevarem e nivelarem com os dele. Teremos então a mentalidade divina atuando em nós. você se lembra de Rm 12.1,2? “1Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. 2E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Medite um pouco nisso e busque compreensão espiritual sobre essas verdades.
Senhor, agradecemos o amor e a dedicação demonstrada a nós, teus filhos, para nos permitir crescer e aproximar mais de ti e das tuas promessas. Somos gratos pelos desafios para nossa edificação e desempenharmos os papeis que cabe a cada um de nós no teu grande projeto. Te louvamos e agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason