O Escudo da Salvação

Meditação do dia: 12/09/2024

“Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua clemência me engrandeceu.” (Sl 18.35)

O Escudo da Salvação – A dona Alice, minha mãe, sempre foi cheia de ditados populares e sabedoria tirada da simplicidade. Quando mais sofisticados ficamos, mais falta sentimos daquela conversa franca, sem rodeios e que ensina de tal forma que ou a gente aprende, ou aprende; senão, pelo menos aquela filosofia fica encravada na cabeça da gente e não larga nunca. Quantas vezes a ouvi dizer: “O gato ruivo, daquilo que usa, disso ele cuida!” quando criança, só entendia a parte do gato, o resto…. agora que já estou grandinho, posso voltar às fontes de instruções e ligar os pontos. Esse conto do gato ruivo tem muito à ver com os nossos hábitos, cultura, costumes e aquilo que até mesmo podemos chamar de estruturas de pensamentos e mecanismos psicológicos de adaptação e defesa. No modo simples, nosso contexto de vida nos influencia e estamos sempre fazendo menção de coisas do nosso dia a dia e utilizado isso como fontes de referencia e ilustração de coisas que escrevemos, ensinamos e pregamos. Estava aqui pensando comigo mesmo: Carlos Drumond de Andrade, era mineiro de Itabira e por lá tem muita pedra; então ele escreveu um lindo poema com o título, No Meio do Caminho: No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra.
Canta-se que uma professa de uma escola de periferia, numa comunidade carente; ela apresentou esse poema à classe e perguntou a dos alunos, sobre o que o poema dizia. O Joãozinho disse: “Professora, de duas, uma; ou esse cara era usuário ou era traficante.” Ele levou para o seu contexto de vida cotidiana. Já percebeu, o quanto Davi, nos seus salmos, utiliza expressões da vida militar de sua época? Como ele cita, guerras, combates, adversários, inimigos, arcos, flechas, escudos, espadas, refúgios, rochedos de segurança, armadilhas, laços, emboscadas, vitórias, derrotas e muitas outras alusões a um modo de vida que lhe era muito peculiar? Eu venho do interior do Brasil, do Centro-Oeste, lá do Goiás, da vida rural, vivi roça, cresci andando pelos cerrados, colhendo frutas e recursos para saúde, utilidades da vida diária. Fui para a capital; trabalhei na indústria; fiz seminário em regime de internato, com professores e missionários americanos. Fui fazer ministério em Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e nos últimos 34 anos sou paulista e nesses tempos todos, viajei e conheci muitas partes do Brasil e do povo de todas as regiões. Minha vida é um caldeirão com tudo junto e misturado. Quando Davi fala com Deus sobre o “escudo da salvação,” com certeza ele fala de livramento e proteção alcançado pela graça e bondade do Senhor em proteger sua vida dos perigos com os quais ele estava sempre envolvido. Cristãos da Nova Aliança e de cabeça ocidental, de sangue latino, quando ouve a palavra salvação é bem mais aceitável para ele, pensar num “cantinho do céu” garantido para ele por Jesus, porque ele é “crente!” Você já pensou na riqueza cultural e espiritual que se pode cultivar à partir da sua própria história de vida? As coisas que viveu, aprendeu, viu, experimentou; o modo de falar, de pesar, de agir e de reagir que você tem devido ao seu contexto de vida e que muitas daquelas coisas, Deus fez uso para te preparar para o serviço e o ministério. Como aspectos da sua profissão ou atividades de trabalho, habilidades e conhecimentos, são bênçãos nas mãos de Deus para te conectar às pessoas e ajuda-las? Seja criativo e faça bom proveito das chaves que tem nas mãos.

Senhor, obrigado por nos preparar para a vida e o teu serviço, mesmo quando nosso contexto de vida parecia tão insignificante, ou de pouca utilidade. Fomos colocados em tais lugares e certos acontecimentos nos permitiram aprender habilidades e fazer bom uso de recursos e ter sabedoria para superar questões agora na vida e no serviço do Senhor. Somos gratos por isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário