Rocha e Redentor

Meditação do dia: 15/10/2024

“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!” (Sl 19.14)

Rocha e Redentor – Duas palavras que podem ser levadas em conta como apenas títulos carinhos, afetivos, ou representativos do objeto da devoção do escritor. Podem ser figuras que remetem a uma alegoria, que é simples e fácil de compreender. Também podem ser mera licença poética. Na vivencia diária do salmista, que era rei de uma nação comprometida com um testemunho diante das demais nações e com a responsabilidade de representar diante dos povos a sua fé manifestar o Deus Todo Poderoso, o Criador de todas as coisas. Então, o rei, como representante da nação, como chefe de governo e de estado, tudo o que ele fazia, falava, escrevia ou manifestava, tinha peso e importância. Dificilmente poderia separar a sua vida pessoal e familiar de sua vida de governador e de adorador. Ele não sabia, mas o que escrevia, viria a se tornar conteúdo sagrado, inserido na Palavra de Deus, fazendo parte da revelação especial de Deus à toda a humanidade; isso é muito sério e muito solene. Muita coisa que eu faço hoje como pastor de uma igreja local, como cristão, tem peso e influencia na vida de centenas de pessoas e altera na vida delas sobre as decisões que elas tomam. Então, coisas que eu faço, influencia a eternidade e o reino do qual faço parte. Acredito nisso para mim e para vocês! Ninguém é uma ilha! Somos seres sociais e exatamente por isso, vivemos em grupos, socialmente influenciados e influenciamos. Nossas interações fazem diferença! O que o rei Davi entendia por Deus ser a sua rocha? Ele falava da experiencia de vida pessoal que ele viveu desde menino, num contexto geográfico com montes, montanhas, riachos, pedras, rochas, desertos e vales férteis, lugares áridos inabitáveis e de difícil sobrevivência; como soldado, em determinadas situações uma rocha era algo maravilhoso, um abrigo de primeira grandeza para sua proteção e segurança; eram muitas as utilidades de uma rocha. No plano espiritual e na comunhão com Deus, isso ilustrava muito bem fases e oportunidades de ser ajudado, livrado, protegido, ganhar ou perder uma batalha, por causa de uma rocha. Nesse sentido, Deus era tudo de bom como uma rocha que trazias segurança. O que ele entendia por ter ao Senhor como seu redentor? Talvez ele entendia e desfrutava muito mais do que muitos cristãos da nova aliança. O sistema de culto, adoração, serviço e ofertas com as quais ele estava familiarizado, apontava para Deus e sua obra redentora, que na Nova Aliança foi consumado em Cristo Jesus e seu sacrifício lá na cruz, no Monte Calvário. Temos que admitir que os cristãos de hoje, em grande maioria, têm uma experiencia muito pequena, muito rasa em termos de conhecer e se apropriar dos benefícios que o relacionamento com Jesus Cristo lhes dão. Se perguntarmos aos membros das igrejas sobre o redentor e o seu significado, poderemos ficar decepcionados com a qualidade das respostas. “Senhor, rocha minha e redentor meu!” O que é isso?

Senhor, graças rendemos a ti por ser o nosso Deus forte, a nossa Rocha, o nosso abrigo, o nosso redentor! Tua obra é perfeita, teus caminhos são justos e verdadeiros. Somos abençoados por estarmos ligados a ti e dependermos inteiramente em tua graça e bondade. Te louvamos e agradecemos em nome de Jesus, o nosso Redentor poderoso, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário