Meditação do dia: 20/10/2024
“Celebraremos com júbilo a sua vitória e em nome do nosso Deus hastearemos pendões. Que o Senhor satisfaça todos os seus desejos.” (Sl 20.5)
Celebrar com Júbilo – Essa é uma expressão bastante comum nos escritos bíblicos. Celebrar a Deus com alegria, com regozijo, em bom português, “fazer a festa.” São expressões de alegria interior, estado de espírito satisfeito e feliz pela parceria com Deus e a vitória de um é a vitória de ambos. A idéia de culto a Deus está muito vinculada a idéia de alegria, de satisfação, deve ser uma ação festiva, uma verdadeira celebração. A origem está em Deus mesmo, que é vitorioso, conquistador de batalhas e amigo íntimo, que está próximo e ajuda nos momentos difíceis. Gostamos de andar em boa companhia e andar com Deus e estar bem acompanhado. O salmista e o povo de Deus de seu tempo celebravam a Deus com muita festa, por muitas e boas razões. Eles estavam sempre revivendo a sua história e ela sempre era relembrada com base nas promessas de Deus aos pais da nação, que eram poucos e de poucas possibilidades, mas receberam promessas divinas e acreditaram. Deus fez alianças e cumpriu todas as suas promessas. Eles andaram pela fé e aprenderam a celebrar a Deus pela fé, quando as coisas ainda estavam em formação. Agora, eles eram realidade e tudo o que fora predito se confirmara; então eles tinham todos os motivos para celebrarem com cultos festivos, alegres, abundantes e eram revisitados todas as promessas e todas as alianças com eles. Agora, já vivemos muito tempo depois deles e ainda assim, vivemos pela fé e contemplamos novas realidades e novas promessas, que a seu tempo se cumprirão. Somos agora o povo de Deus e somos os seus representantes na terra, com uma aliança estabelecida, de fazer o Evangelho das boas novas do amor de Deus chegar a muitas pessoas, em todas as nações. Nosso som festivo, pode ter agora as nossas características, as marcas do nosso tempo e assim expressar o nosso amor e o nosso culto com louvor e adoração contemporâneos, mas alegre, festivo e espiritual. Nossos corações são transformados pelo poder de Deus e nosso novo nascimento e nossa nova vida devem expressar exatamente a nossa realidade, mas firmados nas mesmas promessas da Palavra de Deus. Isso não muda!
Obrigado, Pai amado, por sua graça e bondade demonstrada a nós através de seu filho Jesus Cristo, que lá na cruz fez o mais perfeito sacrifício, que poderá nos justificar pela fé diante de ti e satisfazer as tuas justas exigências. Te louvamos e celebramos com muita alegria a tua grandeza, a tua glória e o teu poder, sempre e eternamente. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason