Meditação do dia: 01/12/2024
“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl 23.4)
Não Temerei Mal Algum – Em alguma meditação anterior, eu falei sobre a atitude triunfalista de muitas pessoas cristãs, que subestimam ou superestimam circunstancias e fatos da vida real. Uma coisa é ser vencedor, triunfar, prevalecer; uma outra coisa bem diferente é ser triunfalista, onde a pessoa ufana, se vangloria ou faz asseverações de posições que ele não conquistou, não venceu e nem experimentou, mas afirma ser vencedor nelas e arrasta pessoas mais simples a também fazerem declarações triunfalistas. Quero deixar bem claro, que existem diferenças entre crer e profetizar algo, fazer declaração de fé e simplesmente, falar de forma firme que se é, ou se consegue e na prática são apenas declarações vazias. Exemplos clássicos disso são pregadores “pisarem na cabeça do Diabo!” – “Conquistar todo território que ele pisa!” – “Decretarem ações no mundo espiritual.” No nosso texto de meditação de hoje, Davi, faz uma afirmação de sua relação de comunhão e confiança em Deus, que, mesmo em situações extremas de perigos e dificuldades, ele sabe que a presença de Deus estará com ele e assim, ele não precisa temer mal algum. Ele não está dizendo que não tem medo de nada e de ninguém e qualquer lugar e em qualquer tempo. Ele sabe, até por experiencia pessoal em guerras e combates, em traições e delações de pessoas de confiança e próximas dele, que o mal pode aparecer na sua frente em qualquer momento. Mas essa verdade, da possibilidade do mal aparecer, não anula a realidade da presença de Deus com ele e conosco, para enfrentar e vencer o mal, quando e onde ele aparecer. A presença de Deus, preenche o nosso ser de amor, fé, confiança e serve de escudo contra a mal. “No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem teme não é aperfeiçoado no amor” (1 Jo 4.18). A promessa divina na profecia de Isaías, mostra essas etapas da ação de Deus em meio aos momentos, situações e condições que estão acontecendo, para fortalecer, ajudar e dar coragem. “Não tema, porque eu estou com você; não fique com medo, porque eu sou o seu Deus. Eu lhe dou forças; sim, eu o ajudo; sim, eu o seguro com a mão direita da minha justiça” (Is 41.10). Somos vencedores, mais que vencedores, em Cristo Jesus! Não somos fanfarrões, barulhentos, falastrões e provocadores. Quando o mal ousar cruzar o nosso caminho, ousaremos enfrenta-lo com fé, determinação, temor a Deus, respeito às pessoas e obediência à Palavra de Deus.
Senhor, nosso Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; tu és e sempre serás a nossa fortaleza, a nossa força e em quem confiaremos para nos ajudar a prevalecer nas batalhas e conquistas que permitem o avanço do Reino dos Céus. No poder do Espírito Santo, em submissão a ti e à tua Palavra, nos colocamos em posição de vitória, na graça e misericórdia do Senhor, todos os dias de nossas vidas aqui, e na eternidade, amém.
Pr Jason