Unção Com Óleo

Meditação do dia: 05/12/2024

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” (Sl 23.5)

Unção Com Óleo – Estamos diante de um tema precioso para o cristianismo e que tem muitas possibilidades de se escrever sobre ele. Como nosso foco não é teológico, nem doutrinário, então vamos ficar à parte das possíveis versões e variáveis sobre o tema “unção.” Quando questionado, costumo dizer que “uns são, outros não são!” Eu, por exemplo não sou! Para não ficarmos sem nenhuma base, porém, falaremos um pouco do que é básico na Bíblia. A chamada unção com óleo, era utilizada, como medicamento, no tratamento de feridas, machucados, quebraduras e inúmeras outras aplicações. Também era uma forma de conferir autoridade espiritual, como no caso de separar alguém para cumprir um ofício ou função. No povo de Israel, isso era praticado principalmente em três situações: 1. Consagração Sacerdotal; 2. Consagração profética e 3. Consagração real. Os sacerdotes, os profetas e os reis de Israel eram considerados ministros de Deus a serviço do povo e para assumirem o posto, havia uma cerimonia pública onde a pessoa era ungida com óleo em sua cabeça e à partir dali, ele recebia uma porção do poder do Espírito Santo para cumprir tal ofício. Também havia a prática de ungir as pessoas, como forma de respeito e honra, como quando se recebia uma visita e assim o anfitrião demonstrava sua hospitalidade e generosidade, as vezes até dispensando o serviço de servos e escravos da casa e ele mesmo lavar e ungir o visitante. 44E, voltando-se para a mulher, Jesus disse a Simão: Você está vendo esta mulher? Quando entrei aqui em sua casa, você não me ofereceu água para lavar os pés; esta, porém, molhou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. 45Você não me recebeu com um beijo na face; ela, porém, desde que entrei, não deixou de me beijar os pés. 46Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas esta, com perfume, ungiu os meus pés” (Lc 7.44-46). Meditamos à poucos dias, sobre o tema geral desse salmo e falamos sobre o pastor e a ovelha, o guia e o viajante, o hospedeiro e o hóspede. Aqui está, alguém sendo recebido com honra e tratado com muita dignidade, dando-lhe os devidos cuidados assim que chega de sua jornada e seu hospedeiro lhe oferece acolhimento com amor, cuidado, respeito, honra e as medidas que facilitam o seu descanso e repouso, porque certamente a jornada não termina aqui. Deus faz isso com os seus filhos, nos dando condições de descanso e repouso com os cuidados necessários para continuarmos nossa jornada com alegria e forças renovadas. A unção de Deus sobre nós, nos permite experimentar todo o seu cuidado e atenção para com as nossas necessidades na jornada que ele mesmo estabeleceu para nós e ele mesmo vai conosco em todo o trajeto. Desfrute!

Obrigado, Senhor, por nos receber e cuidar das nossas feridas, cansaço e demais situações da caminhada. Somos agradecidos, por somos acolhidos com amor e muito cuidado e o Espírito Santo tem feito um grande trabalho no cuidado com cada um de nós em nossa jornada. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário