Meditação do dia: 09/12/2024
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (Sl 23.6)
Habitar na Casa do Senhor – Embora nenhuma pessoa comum de fato entrava no santuário, no caso, o tabernáculo e posteriormente o templo edificado por Salomão, no sentido de ter comunhão constante e adorar fervorosamente, os antigos israelitas falavam de “habitar” na casa do Senhor. Para nós, cristãos na Nova Aliança, o conceito de habitar na casa de Deus, tem outro sentido e significado, porque agora nós somos o templo, o santuário onde Deus habita. É exatamente o contrário, lá as pessoas almejavam habitar na casa de Deus; hoje, nós somos a casa onde Deus habita. “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo, que está em vocês e que vocês receberam de Deus, e que vocês não pertencem a vocês mesmos?” (1 Co 6.10). Na segunda carta aos Coríntios, Paulo reafirma o conceito: “Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivo, como ele próprio disse: “Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (2 Co 6.16). portanto, a expressão do salmo, se refere à constância da comunhão e da intimidade que essa relação tem produzido na vida desses adoradores. Servir a Deus todos os dias, toda a vida e com a vida toda, sem reservas, sem limitações de dedicação e consagração. Isso também nos sugestiona a meditarmos mais sobre esse assunto e sua importância. Avaliando as nossas ações e motivações, nosso tempo e a qualidade dele no que fazemos para Deus, como resposta de gratidão pelo muito que ele significa para cada um e também pelo que ele tem feito em nosso favor. Uma idéia equilibrada da vida cristã, é que ela seja crescente, equilibrada e em constante desenvolvimento. Ter etapas fervorosas, seguidas de desânimo, indiferença e depois reavivamento, reconsagração e viver de altos e baixos, com intensa dependência emocional, elogios, aplausos e aprovação humana, quer da igreja ou da família e amigos; isso não é saudável. O ideal é nunca cedermos a um padrão abaixo do que já conquistamos e já tivemos. À frente, ao alto e avante, sempre, com a graça de Deus.
Senhor, obrigado por nos acolher em ti e com a tua graça protetora, de forma que sejamos protegidos como debaixo de asas poderosas. Estar todos os dias em comunhão e aliança de fé e serviço a ti e ao ter reino. Sustenta-nos nesses propósitos grandes e poderosos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason