Meditação do dia: 10/01/2025
“Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” (Sl 25.10)
Garantias da Aliança – Fazer alianças é uma forma muito antiga para se estabelecer condições de paz, bons negócios, proteção e segurança entre a sociedade, como também entre famílias e pessoas individualmente. O mundo moderno perdeu de vista o sentido e o significado do que é uma aliança. Quando se aborda o tema é preciso recorrer aos dicionários, enciclopédias e escritos antigos para gerar uma explicação e uma compreensão do significado. Uma aliança, é um acordo, um pacto entre duas partes; só que possui muito mais força do que um contrato. O contrato é um acordo jurídico entre partes e em suas cláusulas se contempla a possibilidade de distrato, ou a quebra do contrato. Na aliança, não há tais cláusulas e ela tem um aspecto de sagrado, que caso haja a quebra é uma situação ruim e as consequências podem ser imprevisíveis. Em termos de relacionamento divino com a humanidade, ele sempre lidou em termos de alianças e para alguns de uma ala chamada “dispensacionalista,” já houve diversas alianças entre Deus e a humanidade, pelo menos sete, contando se a Nova Aliança, como sendo a que estamos experimentando desde a vinda de Cristo a esse mundo. Essa, também chamada dispensação da graça. Todas as seis anteriores foram quebras e todas as vezes foram da parte humana. Essa agora, Jesus Cristo foi dado como fiador, selando-a com o seu sacrifício na cruz e da parte humana é representada pela celebração da Ceia do Senhor pela igreja. Daí, fazer isso “todas as vezes em memória de mim…” até que ele volte. Essa também é a causa de tal aliança não poder ser quebrada, porque quem a garante é aquele que vive eternamente e que não quebra a sua Palavra. “24Jesus, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável. 25Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se aproximam de Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 7.24,25). Quem está dentro de uma aliança com Deus, garantida pelo sacrifício de Cristo, tem à sua disposição todas as veredas de Deus firmadas em misericórdia e verdade. Afirmo que, por mais que meditemos, estudemos, jamais esgotaremos o significado de todos esses benefícios para a pessoa humana. Desfrutamos de tudo o que Deus tem reservado para nós, mas dificilmente entenderemos, no sentido de catalogar uma por uma tudo o que está à nossa disposição; temos que experimentar e desfrutar pela fé e com muita gratidão e louvor.
Pai amado, graças te damos por todas as provisões disponíveis à nossa fé através do sacrifícios de Jesus lá na cruz. Mesmo que não entendamos, podemos acolher e desfrutar pela fé e nos firmarmos na grandiosidade de tuas misericórdias. Obrigado, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason