Meditação do dia: 1º/02/2025
“Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.” (Sl 27.3)
A Importancia da Experiencia – Naturalmente não gostamos e nem queremos uma guerra. Contudo elas as vezes se tornam inevitáveis pelo egoísmo e violência humana. Mas mesmo não sendo uma guerra militar ou de combates mortais de nação contra nação ou um grupo contra outro, ainda assim, existem guerras e batalhas a serem travadas e vencidas por todo ser humano. Davi, nesse salmo está falando de sua fé e sua confiança na capacidade de Deus lhe oferecer proteção, diante de inimigos e até mesmo de uma guerra declarada contra ele, que era o rei e como tal representava a nação. Ele travou muitas batalhas ao longo de sua vida, desde garoto, contra animais predadores que desejavam atacar o rebanho sob os seus cuidados. Depois iniciou sua trajetória de guerreiro contra o gigante Golias e não parou mais, até já estar com uma certa idade e seus movimentos já não eram mais tão rápidos e ele passou a correr risco em batalha e seus oficiais o proibiram de voltar ao campo de combate. “Isbi-Benobe descendia dos gigantes. O peso do bronze de sua lança era de quase quatro quilos, e estava cingido de uma armadura nova. Este disse que mataria Davi. 17Porém Abisai, filho de Zeruia, socorreu Davi, atacou o filisteu e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais o senhor sairá conosco à batalha, para que a lâmpada de Israel não se apague” (2 Sm 21.16,17). Ainda que literalmente Davi estivesse falando em oração, sobre não temer situações de perigo e risco de vida, podemos entender o quanto a sua trajetória de lutas e combates em campo de batalhas lhe preparou para essa etapa da vida. Ainda que a minha luta e a sua não seja no campo físico ou militar, homem a homem, ainda assim, que sejam batalhas apenas conceituais, mentais, emocionais e espirituais no campo da vida cotidiana; ainda assim, a experiencia nos ajuda muito. Quantas vidas se perdem por não suportarem os fardos da vida; as pressões de lidar com múltiplas frentes de combate e quando tudo parece perdido e sem muitas perspectivas de vitórias, muitos fogem, se refugiam em vícios, isolamentos sociais ou entram em pânico e crise existencial. O mal nos ataca de todas as formas e precisamos estar prontos e preparados, senão teremos sérias dificuldades. Após cada vitória, estaremos prontos para novas batalhas e as derrotas também fazem parte do treinamento. Seja forte, seja um guerreiro do Senhor!
Obrigado, senhor pela proteção e segurança para cada novo dia e novos combates, com o senhor à frente seremos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Amém.
Pr Jason