Meditação do dia: 10/03/2025
“Eu me alegrarei e regozijarei na tua bondade, pois tens visto a minha aflição, conheceste as angústias de minha alma.” (Sl 31.5)
Alegria na Angústia – Uma ilustração que ganhou um espaço muito especial em minha memória, foi sobre um pregador que citou, um concurso promovido para artistas, para que pintassem um quadro que melhor representasse um ambiente de paz e confiança. Houve belíssimos trabalhos, mas o vencedor, mostrava uma paisagem de uma cachoeira muito forte e um pequeno arbusto que se inclinava por cima das águas tumultuadas e em cujo galho uma pequena ave fizera o seu ninho e estava sobre eles chocando-os. Aquela pintura levava os apreciadores a ficarem incomodados com o perigo que aqueles filhotes teriam assim que nascesse naquele local. Contudo, a ave estava muito tranquila e em paz. Como ficar em paz em meio a um turbilhão de problemas na vida? Isso é plenamente possível e recomendado pela nossa fé, com base nos ensinamentos bíblicos, incluindo do próprio Senhor Jesus. “Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16.33). a maturidade na vida cristã, aliada a uma vida de comunhão com Deus e aprofundamento constante na vida devocional, levará a pessoa a experimentar a paz interior, mesmo quando no contexto ao seu redor as coisas estejam agitadas. O mundo nunca favorecerá o cristão, nem lhe propiciará tempos de refrigério; isso terá que ser buscando e encontrado em Deus, no íntimo de cada coração. O salmista acreditava nisso, porque ele ao clamar a Deus, faz as devidas citações de que vai se alegrar e se regozijar na bondade do Senhor, pois está ciente de que Deus sabe e tem visto suas aflições e suas angustias. É justamente para isso que amadurecemos espiritualmente, para alcançarmos vantagens sobre a vida física e material, em que vivemos, pois o mundo ao nosso redor é totalmente hostil e as ciladas e armações do mal para nos desestabilizar são frequentes e constantes. Se houver um segredo, o que não acredito, é que o cristão deve aprimorar sua força espiritual em Deus e ficar firme contra as tempestades da vida. Ficar em paz no seu interior irá refletir sobre sua experiencia exterior. A razão da nossa paz e tranquilidade, será a vida de Cristo em nós, a ação do Espírito Santo nos fortalecendo intimamente, intercedendo por nós e nos guiando pelos caminhos de Deus. Já ouviu o dito dos marinheiros? “Mar calmo nunca fez bons marinheiros!”
Senhor, agradecemos a sua ajuda para nos fortalecer interiormente, para prevalecermos contra as tempestades da vida e nos mantermos alegres e felizes por causa da tua bondade para conosco. Queremos continuar crescendo para alcançarmos a vida abundante que está reservada para nós, em Cristo Jesus. Em nome dele, oramos agradecidos, amém.
Pr Jason