Depressão Com Causa Estabelecida

Meditação do dia: 12/03/2025

“Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem.” (Sl 31.10)

Depressão Com Causa Estabelecida – Não atribuo uma crise depressiva, ou um quadro de depressão crônica, como sendo um efeito de maldição, é claro; mas como nenhuma doença ou estado de enfermidade é bênção de Deus, então ou é causa natural, casual ou há uma causa prática, ainda que não sabida ou ignorada. Lembramos muito bem aquele texto famoso apreciado por muitos em Provérbios que afirma: “Como o pássaro que foge e como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem motivo não se cumpre (Pv 26.2). Sendo assim, se um estado de anormalidade se manifesta em uma pessoa, tem que haver uma causa provável. É quase unanimidade com quem lida com apoio à pessoas que sofrem com depressão, que existe uma grande possibilidade de haver uma situação de perda envolvida no início ou sendo a causa do gatilho. O que compete a se investigar e isso aparecerá mais cedo ou mais tarde, em um inventário mais honesto e preciso. Pode ser que à primeira vista, a pessoa não tenha consciência da existência de tal fato; ou ela não atribua a algum elemento, tal importância, mas com o devido acompanhamento, levantamentos de informações, observação de comportamentos e fatores de estresse, podem contribuir para chegar a um bom desfecho. Na meditação de hoje, estou olhando para a expressão referida pelo salmista que descreve: “…debilita-se a minha força, por causa da minha iniquidade…” É na verdade uma declaração de confissão de algum delito ou violação de alguma condição, na qual sua vida íntima e espiritual sofreu uma ruptura importante. Em outro Salmo, há também uma menção semelhante: 3Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. 4Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor secou como no calor do verão. 5Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Eu disse: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões”; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” (Sl 32.3-5). Cristão entendem que a ausência de confissão e consequentemente, o encobertamento de pecados e maldades praticadas e não assumidas, tratadas e perdoadas, é um forte fator que desencadeia problemas no relacionamento com Deus e a culpa acumulada faz a pessoa prisioneira e com o passar do tempo, os quadros de doenças e transtornos irão aparecer com toda certeza. Ouvi, certa vez, de um psiquiatra cristão, pastor de uma boa e grande igreja Batista, que também trabalha no unidade de psiquiatria de sua cidade, ele disse numa conferencia para líderes e seminaristas, que se ele pudesse comunicar perdão aos seus pacientes, provavelmente ele curaria cinquenta por cento deles na primeira consulta. Então, se você está lidando com uma situação assim, quer seja pessoal ou de alguém próximo, pense nesses fatores e orem por discernimento espiritual e ajuda do Espirito Santo para um diagnóstico mais preciso e creia na cura e libertação de Deus.

Senhor, obrigado por ser o provedor de nossa saúde, e isso também diz respeito à saúde mental e emocional. Queremos servir com qualidade, queremos andar na luz e a confissão e tratamento adequado de questões não resolvidas, ou mal resolvidas, para sermos curados ao recebermos a oração da fé pelos ministros da tua Palavra. Agradecemos a ajuda, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário