Meditação do dia: 27/03/2025
“Eu o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as minhas vistas, lhe darei conselho.” (Sl 32.8)
Eu o Instruirei – Fui muito abençoado por uma ministração de um ensino do pastor Ebenézer Bittencour, então presidente do Instituto Haggai Brasil, sobre o texto da carta de Paulo à Timóteo. “” (). Ele mostrava as aplicações corretas para cada palavra utilizada na descrição das utilidades das Sagradas Escrituras. Nós aprendemos de muitas maneiras diferentes e também pessoalmente, cada pessoa tem seu melhor sistema de aprendizagem. Algumas áreas da aprendizagem, requer a participação de um instrutor, afinal, a função de um instrutor é instruir. Por exemplo, quando se vai tirar a carteira de habilitação, o profissional que trabalha com o candidato, é um instrutor de uma auto escola. Ele ensina através da instrução. Ele senta ao lado do futuro motorista, passa as informações necessárias, mostra cada peça e suas funções e como acioná-las, quando o aluno se diz pronto para começar, ele então permite e instruir passo a passo até ele sair com o carro e com o tempo de instrução a pessoa fica pronta até ser habilitada a dirigir sozinha. Natação, também precisa de um instrutor, não tem como ele nadar pela pessoa. O discipulado cristão, trabalha com conceitos de desenvolver habilidades e muitas delas são instruções que o discípulo precisa aprender e colocar em ação e ir praticando até ficar firme e bom naquilo. Aqui, no nosso texto da meditação de hoje, parece que o salmista recebeu uma Palavra de Deus, digamos, uma palavra profética, lhe dizendo que Deus o instruiria, o que por si só já é uma ótima revelação. Se Deus deseja lhe instruir, pode ter certeza que alguma habilidade nova, ou uma área de sua vida seria alvo do trabalhar do Senhor. Receber instrução requer disposição de aprender e se deve prestar atenção naquilo que está sendo mostrado, falado, construído, para que depois na hora prática, se esteja em condições de fazer com qualidade. “18Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e de reis, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios. 19E, quando entregarem vocês, não se preocupem quanto a como ou o que irão falar, porque, naquela hora, lhes será concedido o que vocês dirão. 20Afinal, não são vocês que estão falando, mas o Espírito do Pai de vocês é quem fala por meio de vocês” (Mt 10,18-20). Um bom exemplo disso, foi quando Moisés teve que construir o tabernáculo, conforme um modelo mostrado a ele por revelação lá no Monte Sinai. “8E farão para mim um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. 9Segundo tudo o que eu mostrar a você como modelo do tabernáculo e como modelo de todos os seus móveis, assim mesmo vocês o farão. 40Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que foi mostrado a você no monte” (Ex 25.8,9,40). Estejamos abertos e sensíveis para sermos ajudados e instruídos por Deus, quer através de outros irmãos ou mesmo por meio de revelação pessoal dele no seu espírito.
Senhor, somos gratos pela sua maravilhosa graça, em nos acolher e nos discipular com instruções que nos fazem crescer e nos aproximar mais do alvo proposto que é nos tornarmos semelhantes ao seu filho Jesus Cristo. Obrigado pelo desafio de continuar a crescer, dia após dia na tua Palavra e no teu Poder. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason