Meditação do dia: 28/03/2025
“Eu o instruirei e lhe ensinarei o caminho que você deve seguir; e, sob as minhas vistas, lhe darei conselho.” (Sl 32.8)
Eu o Ensinarei – Uma das razões de se praticar a meditação é para nos aprofundarmos no entendimento da Palavra de Deus e consequentemente na sua vontade. Não dá para racionalizar todas as coisas, como também não se pode espiritualizar todas as situações, ou decidir por conta própria o que queremos que os textos sagrados nos digam. A sabedoria divina nos prepara para discernir espiritualmente todas as coisas e assim separamos o joio do trigo, o mal do bem, mas também entendemos a diferença entre o bom e o melhor, o ótimo do excelente. “13Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. 16Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Co 2.13-16). Olhe só, que interessante: o cristão, que é espiritual, cheio e controlado pelo Espírito Santo, entende muito bem as verdades humanas e divinas, pode ser versado na sabedoria humana e na divina sem conflitos. Ele também confere coisas espirituais com espirituais; aquilo que o carnal (pode ser um cristão imaturo ou um não cristão), não aceita ou entende, o cristão entende perfeitamente. Ele tem autoridade para julgar todas as coisas (seculares ou espirituais). Nós temos a mente de Cristo; ou seja, uma mente e uma mentalidade espiritual, celestial. Se temos, então vamos utilizar, senão não tem valor ou utilidade. No salmo que estamos meditando, separamos a expressão onde se diz que “Deus vai ensinar o caminho que devemos seguir…” Uma mente carnal, irá racionalizar, dizendo que já sabemos o caminho, Jesus é o caminho. Isso é uma verdade! Mas além do caminho da salvação, que é único, há também as experiencias individuais no relacionamento com Deus e aí as coisas são bem personalizadas; com cada um de seus filhos, Deus tem o modo de agir, lidar, trabalhar, instruir, aconselhar e tudo mais. Se eu te perguntar: Qual é a forma mais natural de Deus falar com você e lhe mostrar a vontade dele? Provavelmente não é igual na minha experiencia e não é igual a de outro irmão em Cristo. Estamos todos numa caminhada, numa jornada, na mesma direção, mas as experiencias são individuais e assim é que Deus nos ensina. Instruir, como vimos ontem, exige-se um instrutor – ensinar, como estamos vendo hoje, exige-se um mestre; é que mestre excelente é Deus, é Jesus, é o Espírito Santo!
Senhor, obrigado pelos ensinamentos preciosos que estão disponíveis e acessíveis a todos nós na tua Palavra e ainda falas aos nossos corações, guiando-nos pelos bons caminhos a serem trilhados na vida contigo. Somos gratos por tudo isso, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason