Sob o Olhar do Senhor

Meditação do dia: 19/04/2025

“¹⁸Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, ¹⁹para livrar a alma deles da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.” (Sl 33.18-19)

Sob o Olhar do Senhor – Sabemos por experiencia, como filhos e servos do Senhor, que o temor a Deus é uma fonte inesgotável de bênçãos em todos os sentidos da nossa experiencia com ele. Nosso relacionamento é totalmente baseado na graça e na misericórdia divina; não temos nada que produza merecimento ou créditos diante de Deus. Fomos criados, cuidados, protegidos e amados por ele e a resposta humana a todo o cuidado divino foi rebelião e busca de independência dele. A jornada humana se parece com uma fuga desesperada como que alguém está sendo perseguido e correndo risco; quando na verdade, o homem está em fuga daquele que o criou, o amou e investiu muito nesse relacionamento e ainda assim, a criatura quer ser independente e cuidar de si mesmo; já sabemos o final dessa aventura! Ser independente de Deus não é de forma alguma sinal de maturidade, de soberania e de capacidade de governar sua própria vida. Uma expressão interessante utilizada por Cristo, em seus dias de ministério terreno, foi sobre a impossibilidade da pessoa ter dois centros simultâneos em sua vida. “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas” (Mt 6.24). Não dá para servir a Deus e servir a outro senhor ao mesmo tempo. Nosso coração, nosso espírito, nossa vida não foi feita para esse tipo de experiencia dicotômica, ficar dividido não é bom e especialmente porque não se estará buscando entre o bom e o melhor, ou o melhor e o excelente. Um é Deus e o outro sempre será algo, alguma coisa, falível, trivial, imediatista. Sendo assim, o desafio do salmista, para estar sob os olhares de Deus, com um coração temente, reverente e amoroso, que anela e busca aproximação do Criador e algo muito desejável. Deus olhando para esse tipo de pessoa, só pode resultar em coisas boas, experiencias fortalecedoras e realizações que de fato satisfazem de forma permanente. Experimente!

Senhor, graças te rendemos, te louvamos com corações gratos, alegres e satisfeitos com a porção da tua bondade para com as nossas vidas. Sob os teus olhos nos abrigamos e nos sentimos confortáveis, porque te conhecemos e apreciamos o teu cuidado. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Cuidado Com o Cavalo

Meditação do dia: 18/04/2025

“O cavalo não garante a vitória; apesar de sua grande força, a ninguém pode livrar.” (Sl 33.17)

Cuidado Com o Cavalo – Nos primórdios dos automóveis, alguém muito orgulhoso do seu possante e do status que ele conferia, seguindo por uma estrada no interior, muito estreita, ficou impossibilitado de passar, devido a um velho senhor montado em um cavalo, que também não tinha muito o que fazer para permitir a passagem daquele impaciente condutor; quando finalmente houve espaço, o motorista disse-lhe: “Está atrapalhando eu passar com meu carro de trinta cavalos!!!!” e seguiu às pressas e um pouco mais à frente o cavaleiro o encontrou caído no riacho; então com aquele jeito caipira, perguntou? “Tá dando água para a tropa?” Cavalos sempre foram admirados pelos homens e em muitas culturas, servia como sinal de status social, poderio financeiro e bélico, quando um rei possuía um grande exército de cavalaria. Sempre foi um bom companheiro de trabalho, fazendo o serviço de vários homens e no transporte de pessoas e cargas, em esportes e infinitas outras utilidades. Nos tempos bíblicos eles já fazia parte de grandes negócios entre mercadores e produto de exportação muito valorizado. Quando Israel saiu do Egito e à caminho de sua Terra Prometida, recebeu as suas leis e estatutos que deveriam ser observados quando se estabelecessem. Prevendo um dia alguém sentar no trono como rei de Israel, isso foi prescrito por Moisés sob ordens diretas de Deus. “Porém esse rei não deve multiplicar para si cavalos, nem fazer o povo voltar ao Egito, para multiplicar cavalos, pois o Senhor já lhes disse: Nunca mais vocês devem voltar por este caminho” (Dt 17.16). Isso levaria o rei e o povo a confiar mais em sua capacidade de se protegerem e conquistarem territórios, do que em Deus para lhes abençoar e os fazer prosperarem. O que à princípio pareceria apenas medidas lógicas e de boa administração, se tornaria numa fonte de confiança errada. Israel não era uma nação como as demais nações e não prevaleceria como as demais, porque eles eram um povo sacerdotal, com um ministério de abençoar e influenciar as nações e as famílias da terra a conhecerem e confiarem no Senhor Deus, o Criador. Encontramos em outro salmo, uma citação bonita, que alude a isso, requerido aqui: “Uns confiam em carros de guerra, e outros, em seus cavalos; nós, porém, invocaremos o nome do Senhor, nosso Deus” (Sl 20.7). Você e eu, agora no século vinte e um, não somos rei, nem poderosos, nem mesmo fazendeiros, alguns poucos de nós possuímos muitos recursos, como propriedades e bens, mas não o suficiente para nos agarrar a isso e negar a fé no Senhor. Mas ainda assim, corremos os riscos que todos os nossos irmãos na fé; o risco de confiar em cavalos, seja lá em qual sentido for, tudo que podemos multiplicar e produzir segurança, precisamos cuidar para aquilo ficar no devido lugar e o nosso coração continuar confiante apenas em Deus.

Senhor, obrigado pela lição que nos exorta a não colocar nossa confiança em coisas e objetos do mesmo modo que as pessoas que não te conhecem ou não têm a ti como a fonte de salvação. O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza e é o nosso socorro bem presente no tempo de tribulação. Agradecemos o cuidado para com as nossas vidas, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Nem Rei e Nem Valente

Meditação do dia: 17/04/2025

“Não há rei que se salve com o poder dos seus exércitos; nem por sua muita força se livra o valente.” (Sl 33.16)

Nem Rei e Nem Valente – Algo muito especial para mim, são as expressões divinas, que não podem ser replicadas por qualquer ser humano. Nossos vocabulários expressam com exatidão precisa, alguns termos que o ser humano, em sua condição falível, não pode se arrogar a prometer e garantir que pode cumprir. São palavras simples, como “Sempre, Nunca, Jamais” e talvez tenha algumas outras. Imagine alguém prometendo ao filho: “Sempre vou estar aqui com você!” Sempre é muito tempo para um ser humano. Assim, também com as demais palavras. Aqui, nesse salmo, está Deus dizendo algo através do poeta, que “não há rei que se salve por suas forças militares…” ou “que o valente vai se livrar por sua força…” Entre os mortais, sempre tem alguém superando os limites antes estabelecidos, que chamamos de “quebra de paradigmas.” Cidades consideradas inexpugnáveis, imbatíveis, caíram e ficaram para a história. Exércitos bem treinados e capacitados, foram vencidos e reinos que duraram por muitas gerações de dinastias sequenciais, um dia se viu em ruínas e virou história. Toda presunção humana está fadada a ruir e a sabedoria nos exorta a gastar e investir nossas forças e energias em coisas mais sólidas e eternas, que tem alguém no comando e que verdadeiramente pode garantir que aquilo é de fato para sempre, que nunca irá cair e jamais será superado. Esse é o caso do Reino de Deus! Por mais que a crítica diz que a igreja é falha, fraca, está longe de ser o que se proclama, ela é sustentada e garantida, por alguém que simplesmente pode cumprir o diz e sobre ela ele disse o seguinte: “Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18). Eu acredito!

Pai, obrigado por ser que és e poder cumprir todas e cada uma das tuas promessas. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Obs: Meu sincero pedido de desculpas, pela interrupção das meditações. Foi motivo técnico, meu computador deu problema exatamente na véspera do feriado da Páscoa e só hoje à noite foi restabelecido. Trabalharemos para normalizar o quanto antes.

O Senhor Vê, Observa e Contempla

Meditação do dia: 16/04/2025

“¹³O Senhor olha dos céus e vê todos os filhos dos homens; ¹⁴do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ¹⁵ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” (Sl 33.13-15)

O Senhor Vê, Observa e Contempla – Parece que tudo começou com alguém fazendo a brilhante descoberta que “toda moeda tem dois lados!” Depois dessa descoberta, a filosofia não parou mais e as aplicações se multiplicaram tanto quanto as moedas, e mesmo hoje, utilizando dinheiro de plástico, que já está ficando obsoleto com o PIX e com as transações virtuais e mais ainda com as “moedas virtuais,” ainda assim, as aplicações da dualidade não cessam. Quando me deparei com esses versículos que seriam o tema de hoje, preferi não separá-los e não escrever também um texto sobre cada uma das acepções que aparece no tema. Mas a primeira idéia que iluminou minha cabeça foi a questão da observação e vigilância a que estamos sendo submetidos o tempo todo. Para todo lado se vê: “Sorria, você está sendo filmado.” As casas, os comércios, as ruas, aeroportos, rodoviárias, rodovias, e até mesmo drones e satélite estão de olho o tempo todo; aquilo que a pouco tempo era obra de ficção futurista, hoje é a mais pura realidade. Então, voltamos à pergunta da moeda: É bom ou é ruim? Tem prós e contras, e então largamos a moeda e pegamos o copo, ele está meio cheio ou meio vazio? Nova dualidade: Depende se a pessoa é pessimista ou otimista, depende do ângulo do qual se observa. Pensando só na verdade do texto bíblico, saber que Deus está nos vendo, observando e contemplando é maravilhoso porque o amamos e apreciamos o seu amor e a sua companhia e saber que ele está sempre olhando, nos trás a segurança de vivermos em paz e protegidos, se alguma coisa se encaminhar para algo errado ou perigoso, já sabemos que ele cuidará de tudo e nos advertirá e nos levará a calcular melhor os movimentos. Para quem não gosta do que é bom e certo, toda observação lhe parece intrusa e opressora. Como descrita no Evangelho de João. “¹⁹A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. ²⁰Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. ²¹Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.19-21). O próprio Senhor Jesus descreve o quanto as duas verdades estão presentes lado a lado, quer no sentido físico e material, quanto no aspecto espiritual. Quem faz o certo não tem problemas com observações sobre si; mas quem está com intenções erradas, quer se ocultar a todo custo. Você aprecia o fato de o Senhor estar sempre presente e observando sua vida? Você reage bem diante das câmeras espirituais?

Senhor, obrigado por ser a nossa maior garantia de segurança e estamos bem sabendo que o nosso guarda não dorme e não vacila no seu posto. Graças te damos, porque estamos caminhando em direção ao crescimento e assim apreciamos a ajuda para a nossa correção e disciplina, porque isso é para o nosso proveito. Te agradecemos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Feliz a Nação Cujo Deus é o Senhor

 Meditação do dia: 15/04/2025

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança.” (Sl 33.12)

Feliz a Nação Cujo Deus é o Senhor – Esse é um dos textos bíblicos que faz parte das coletâneas de textos conhecidos e citados pelo povo de Deus. Embora, até atribuam citações dele em tempos e com motivos políticos, mas ela não deixa de ser uma verdade eterna, com uma grande afirmação do poder de Deus agindo em favor daqueles que nele confiam. Sabemos, através de estudos e experiencias em batalhas espirituais, que existe um poder muito grande na oração de intercessão, e é igualmente verdade, que podemos interceder por um povo, tal qual intercedemos por uma pessoa. Assim, como clamamos e buscamos a Deus pela salvação e transformação de uma pessoa, de uma família, assim também podemos clamar a Deus por um povo, pode ser de uma rua, de um bairro, de uma cidade, estado ou nação inteira. É fato que em termos transculturais, uma nação não é necessariamente o que é convencionado politicamente, mas está mais ligado a etnia, cultura e fatores de unidade. Por exemplo, no nosso Brasil, que vai do Oiapoque ao Chuí, esse é o Brasil político. Dentro dessa vastidão territorial, há muitas outras nações e povos com suas culturas, línguas, costumes, a cada uma delas, Deus as recebe e as trata como povos e nações. A bem-aventurança que vem sobre um povo ou nação que tem a Deus como Senhor, é por demais abrangente e notória entre as demais nações. Deus estabeleceu uma aliança com Abração, para através dele e de seus descendentes abençoar todas as nações, todas as famílias da terra, sendo que isso foi o veículo para a vinda do Messias, ou o Cristo, a quem conhecemos o nosso Senhor Jesus Cristo, que veio produzir a reconciliação plena entre Deus e a humanidade através de seu sacrifício na cruz, quebrando as barreiras da inimizade e restaurando o aceso a Deus. Abraçar o Evangelho e viver seus ensinos, faz com a verdade e a justiça prevalece e com isso as bênçãos e a prosperidade de Deus alcança todos os que estão comprometidos com essa verdade. Não se trata apenas de adotar uma posição partidária e citar textos da Bíblia; Deus tem compromisso com quem tem compromissos com ele e com sua Palavra. Isso também é um convite para orarmos e intercedermos pelas nações, especialmente a nossa. Isso é fato. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).

Senhor, a nossa nação está em tuas mãos, porque como parte do teu povo nós exercemos o nosso direito e a nossa autoridade como cidadãos brasileiros, para clamar ao Senhor, por graça e misericórdia sobre o nosso povo. Te reconhecemos como o Deus único, soberano, Todo-Poderoso, e que tem o legítimo direito de governar, ser senhor e determinar a tua vontade acontecer em nossa nação. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Os Intentos do Coração de Deus

Meditação do dia: 14/04/2025

“O plano do Senhor dura para sempre; os intentos do seu coração, por todas as gerações.” (Sl 33.11)

Os Intentos do Coração de Deus – Logo que cheguei nesse texto bíblico, me deparei com essas duas vertentes de ensinamento sobre a pessoa de Deus: sobre os seus planos eternos e sobre os intentos do seu coração. Falamos na meditação de ontem, sobre o plano do Senhor e hoje, discorreremos sobre os intentos do seu coração. Começarei buscando expressões de outras versões da bíblia para lançar mais luz em nosso entendimento. “O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações” (ARA). “O conselho do Senhor permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração” (ACF). “Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente” (NTLH). Independente dos termos utilizados nas várias versões em português, tudo está ligado ao fato daquilo que Deus no seu íntimo decide fazer. Nesse caso, aparece o outro fator de grande relevância para minha vida e minha experiencia pastoral, no qual dediquei muitos anos de estudo, entendimento e desenvolvendo materiais e treinamentos para aplicação na Igreja Batista Monte das Oliveiras, aqui em Guararapes, SP, que é o peso de conhecer o intento geracional da revelação de Deus. Já compartilhei em outras meditações, sobre o quanto os termos “geração” “de geração em geração;” “de pai para filho;” “os filhos dos teus filhos…” isso me consumiu por dentro. Deus é um Deus geracional – ele passa a sua aliança, os seus planos, seus propósitos e seus ensinamentos “de geração em geração.” Não entender isso, leva as pessoas a viverem e fazerem escolhas egoístas, materialista e impõe uma visão mundana, medíocre e imediatista sobre a verdade revelada para o propósito eterno de Deus para suas vidas. Herdamos uma bênção geracional que fora prometida a Abraão, com validade biológica (para os israelitas) e espiritual (para os da fé em Cristo). Isso chegou até nós, porque houve gerações, ou seja, as pessoas se casaram, tiveram filhos, que tiveram filhos, que tiveram filhos… que chegou até a você e a mim. Quando os cristãos modernos assumem uma postura materialista e do mundo anti-Deus, de não querem se casar ou não ter filhos… estão matando as gerações, exterminando silenciosamente a passagem das promessas e das bênçãos. Assim como precisamos produzir gerações biológicas, (filhos e netos…) também precisamos produzir gerações espiritual (discípulos). Quem vai herdar o meu legado? (nos dois sentidos). Casar e ter filhos e ensinar o temor de Deus e os seus propósitos eternos, não é só questão de romance, achar a pessoa perfeita, ficar apaixonado, quer companhia, desejar ter uma família….) Está ligado a cumprir um propósito eterno de Deus e como seus filhos e seus servos, cidadãos do seu reino, obedecer essas instruções do Deus Criador e aquele que dá as garantias; somos apenas mordomas dos seus bens e recursos. Já entregamos nossas vidas a ele e ele determina o que fazer com ela. Não sou eu que decido isso!

Senhor, graças te dou por alcançar entendimento dos seu planos e propósitos, acredito na tua capacidade de governar e providenciar tudo o que os teus servos necessitarem. Acredito que os justos herdarão a terra, acredito no novo céu e nova terra; acredito em tudo que está escrito na tua Palavra. Ela será sempre a minha regra de fé e prática. Louvado e engrandecido seja o teu santo e poderoso nome, de geração em geração, em Cristo, por Cristo e para Cristo. Amém.

Pr Jason

O Plano de Deus

Meditação do dia: 13/04/2025

“O plano do Senhor dura para sempre; os intentos do seu coração, por todas as gerações.” (Sl 33.11)

O Plano de Deus – Organização é algo muito bom. Ainda que alguém seja desorganizado, no fundo ele aprecia que as coisas sejam melhor conduzidas, porque os resultados podem e precisam ser vistos e em alguma instancia se necessita agir com rapidez ou urgência, e nesse momento a desorganização tem o seu preço. Deus é organizado, nada de suas ações e intenções revelam qualquer traço de desorganização, e até o caos, tem o seu propósito, uma vez que ele trabalha com idéias e projetos macros. Quando estudamos a Palavra de Deus, mesmo que se queira ou pretenda fazê-lo de um ponto de vista estritamente científico, é perceptível que tudo está no seu devido lugar, no devido tempo e com funcionalidade precisa. Nada é por acaso com Deus. Ele é perfeito, então é de esperar perfeição em tudo o que lhe diz respeito. Sob qualquer olhar, ele tem um plano e um projeto para tudo e tudo está dentro de um projeto maior, sendo assim, um simples e pequeno movimento, tem uma razão e cumpre uma função vital e essencial para que as demais peças do quebra-cabeça se encaixem e se movimente perfeitamente. É assim, que percebemos que as intervenções humanas, causam efeitos colaterais de grandes proporções de distúrbios e disfuncionalidades. Olha que desde a existência humana no planeta terra e seu desenvolvimento como civilização, o seu progresso é feito com um custo muito alto para o meio à sua volta. Aquilo que apresenta uma grande conquista e inovação que resolve grandes problemas, logo se percebe que tem efeitos com danos que precisam ser revertidos e lá vamos nós de novo, voltar à prancheta e fazer novos cálculos. Se o salmista estivesse falando do plano da redenção, é realmente algo grande, ou o maior do relacionamento de Deus com a humanidade; é o seu grande projeto em termos de grandeza e efetividade, depois da criação. Se ele estivesse se referindo ao plano do Senhor para com Israel, como nação, é realmente maravilhoso e grandioso, pois ele é parte integrante do plano maior, que é o da redenção. Se por acaso ele se referia ao plano de Deus para sua pessoa e família, ainda assim é algo grandioso, porque Davi é um dos pilares da genealogia de onde viria o Messias, que é quem executaria a parte mais crucial do grande plano da redenção. Jesus é o eixo principal e a razão de todos os demais planos. Se você e eu quisermos personalizar e tomar para nós, a idéia de um plano divino, mesmo que somos nascidos bem depois da vinda de Cristo à terra e já ter executado o sacrifício definitivo e instituído a igreja; Ainda assim é poderoso e maravilhosa a obra de Deus em nossas vidas como indivíduos, dentro da aplicação do plano maior, porque somos parte do Corpo de Cristo e somos ministros de sua reconciliação. Como membros do Corpo, não importa o tamanho ou a função, o que interessa, é que ele cumpra sua função, que façamos o que é esperado de Deus, para que os demais também possam ser efetivos. Tudo é claro, deve culminar em honra e glória àquele que projetou tudo isso e tem trabalho para que tudo cumpra a sua vontade. Enquanto isso, a ele seja a honra, a glória, o poder para sempre e eternamente, amém.

Senhor, digno és de receber todo o louvor, por tudo que fazes e como o fazes! Te admiramos, nos extasiamos contigo. Seja louvado e engrandecido em nossas vidas, para sempre, amém.

Pr Jason

Deus, Povos e Nações

Meditação do dia: 12/04/2025

“O Senhor frustra os planos das nações e anula os intentos dos povos.” (Sl 33.10)

Deus, Povos e Nações – Temos certas dificuldades em lidar com verdades grandes demais para nossa limitada compreensão. Um exemplo disso é mantermos uma mentalidade de que Deus é religião, ou parte dela; relacionar-se com Deus, está dentro do quadrado religioso; também que o relacionamento de Deus está limitado à pessoas e famílias. Também trabalhamos com certa idéia de que tudo termina para nós quando morremos fisicamente; por isso, os planos não vão muito além de uma aposentadoria confortável e “viver os últimos dias” com mais tranquilidade. Certamente a manutenção de tais posições inibem o progresso e a conquista de maiores posições tanto para o agora, por falta de perspectivas, quando para além, porque não se divisa muita coisa além de uma cortina de tempo à nossa frente. Mas verdades bíblicas nos mostram que Deus está além e acima de conceitos humanos de religião, de indivíduos e tempos. Deus é Deus e seu governo, sua influencia e seu poder está disponível e alcança a tudo e a todos. Ele lida muito bem com pessoas individualmente, faz pactos e alianças, ama e protege uma pessoa, como também famílias, tribos, povos e nações e seus propósitos ultrapassam em muito os nossos limites de tempo e adentram à eternidade. Gostamos de verdades como descritas em textos que dizem: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança” (Sl 33.12). como também outras passagens sobre o relacionamento de Deus com povos e nações: “De um só homem fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (At 17.26). Lendo as páginas sagradas da Palavra de Deus, passamos pela história de muitos povos e nações que se relacionaram em maior ou menor grau de importância com o povo escolhido. Como prometido a Abraão, todos os que abençoam o povo de Deus, são regiamente abençoados e protegidos e aqueles que procuram o mal do seu povo, são penalizados e alguns até com sentenças de extinção definitiva. Vemos vitórias e derrotas frente ao povo de Deus, independente do contingente de homens de guerras e ou estratégias. O lado do justiça e da verdade sempre prevaleceu e a mão de Deus sempre se mostrou poderosa em feitos que não se explica. Podemos pensar naquela batalha ainda na peregrinação no deserto, quando Josué, com um contingente de pessoas sem treinamento e habilidades de guerra, prevaleceram contra os amalequitas e o que fazia a diferença, eram as mãos de Moisés erguidas em intercessão no alto do monte. Já em Canaã, quando as muralhas caíram; Gideão e seus trezentos guerreiros; Davi e Golias e são tantos exemplos que atestam o poder de Deus agindo nos povos e nações. Respondendo as inquietações do coração do Rei da Babilônia, Daniel revelou o futuro dos povos e nações, quando tudo se convergirá para o plano eterno de Deus, de ser Deus e Senhor de povos e reinos. “Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que jamais será destruído e que não passará a outro povo. Esse reino despedaçará e consumirá todos esses outros reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre” (Dn 2.44). Então, a Ele, seja dada a honra, a glória e o domínio, para sempre amém!

Senhor, reconhecemos o teu governo sobre tudo e todos. Tu és Senhor e com todo o direito de ser adorado, temido e venerado por todos os povos, nações e línguas, em toda a face da terra. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

O Deus Criador Deve Ser Temido

Meditação do dia: 11/04/2025

“⁸Que toda a terra tema o Senhor, que tremam todos os habitantes do mundo. ⁹Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.” (Sl 33.6)

O Deus Criador Deve Ser Temido – Toda a criação revela Deus e o seu poder criador e criativo. A intenção por trás das revelações divinas é ser conhecido pelas suas criaturas e seja um conhecimento relacional, com propósitos redentores. Deus deseja ser conhecido, amado temido, adorado. Não se trata de temer no sentido de “ter medo,” mas de amar reverentemente, respeitando com admiração por sua graça, capacidade, poder e seu governo universal. Temer a Deus é bom, é agradável, é tremendamente didático para quem gosta de aprender. Quando a Lei foi dada ao povo de Deus através de Moisés, ela era ensinada para que os pais aprendessem, praticassem, experimentassem e assim ensinassem a seus filhos, geração após geração, crescendo e aprendendo desde cedo a amar a Deus de todo o coração e temendo-o reverentemente. Quando se conhece bem o caráter de uma pessoa, se torna mais fácil e agradável conviver e acatar suas ordens e instruções, porque dá para confiar sem reservas. Com Deus é exatamente igual; quanto mais o conhecemos, experimentamos a sua fidelidade, nos relacionamos com ele em nível de amizade e comunhão, mais se torna agradável e prazeroso de obedecer aos seus mandamentos e suas instruções. Deus não dá ordens absurdas e impossíveis de serem praticadas. Esse temor reverente também é uma fonte de aprendizado e sabedoria, como muito bem descreveu Salomão. Na abertura do seu livro de Provérbios ele descreve a razão porque era útil o conhecimento através da sabedoria daquela coletânea.  “¹Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, ²para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; ³para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; ⁴para dar prudência aos simples e conhecimento e discernimento aos jovens. ⁵Que o sábio ouça e cresça em prudência; e que o instruído adquira habilidade ⁶para entender provérbios e parábolas, as palavras e os enigmas dos sábios. ⁷O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.1-7). Assim, o salmista convida toda a terra e todos os seus habitantes a conhecer a Deus e a teme-lo, devido ao seu grande poder demonstrado na criação e sustentação de todas as coisas vistas e observadas na vasta criação. Somos testemunhas de tudo isso.

Senhor nosso Deus e Pai, somos gratos por conhecer o teu caráter e o poder do teu nome, que expressa toda a tua grandeza e glória. Admiramos, nos extasiamos na contemplação de quem é o Senhor nosso Deus e como é grande o seu amor, tanto quanto o seu poder criador. Em Cristo somos abençoados e beneficiados com tudo isso, por tua graça e bondade. Assim, em Cristo, te rendemos graças e tememos a ti, com reverencia, santidade e temor. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Os Céus e as Estrelas

Meditação do dia: 10/04/2025

“Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro de sua boca, o exército deles.” (Sl 33.6)

Os Céus e as Estrelas – Quando olhamos para a Palavra de Deus com o propósito de meditar e aprender, podemos levar em conta que os textos, ainda que sejam simples e estejam dentro de um contexto menor, sem nada de grande teologia ou revelação, ainda assim, é Palavra de Deus! Assim como podemos glorificar a Deus com uma visão macro da sua obra criada, por exemplo com um telescópio, para ver longe, mas nítido a vastidão imensa do cosmos, com suas leis perfeitas, funcionamentos precisos e mistérios ainda insondáveis para nós. Também podemos adorar e glorificar ao Senhor com um microscópio; podemos perscrutar as nano partes de coisas que até à bem pouco tempo eram imperceptíveis ou sequer se tinha conhecimento da existência, aparência ou funcionalidade. Podemos ser gratos a Deus pelos avanços científicos e tecnológicos que imediatamente a uma invenção ou descoberta, procuram-se aplicações práticas para o bem-estar e saúde das pessoas e facilitado procedimentos que nos deixam encantados e surpresos com a precisão, agilidade e eficiência, nos diagnósticos e tratamentos de situações muito complexas. Ao olhar esse versículo, me veio à mente e ao meu coração uma idéia da beleza poética da descrição figurada de como Deus criou os céus e os corpos celestes, que embelezam e tornam cada vez mais objetos de admiração e indagações, despertando nossa curiosidade e instinto investigativos. Poeticamente falando o salmista descreve o surgimento dos céus pelo poder da Palavra, tal qual descrito no Gênesis, “⁸ E Deus chamou ao firmamento “céus”. Houve tarde e manhã, o segundo dia. ¹⁴ E Deus disse: Que haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. ¹⁵E sirvam de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminar a terra. E assim aconteceu. ¹⁶Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas. ¹⁷E os colocou no firmamento dos céus para iluminarem a terra, ¹⁸para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E Deus viu que isso era bom” (Gn 1.8,14-18). Em relação aos astros, o salmista transmitiu a ídeia de que Deus soprou suavemente espalhando estrelas e planetas pela vastidão, como uma criança brinca fazendo bolhas de sabão e fica olhando elas serem levadas pelo vento. Ele está descrevendo a grandeza de Deus, do seu poder, do seu ato criativo e de como isso revela o quando Deus é capaz de cuidar de nós e daquilo que nos afeta. Não estamos sozinhos nessa vida e muito menos desamparados. Temos Pai amoroso velando por nós e com seu poder, faz tudo pelo bem-estar de suas criaturas e ainda mais quando nos tornamos filhos. Somos filhos que apreciamos tudo o que nosso Pai faz! Devemos vibrar e aplaudir suas obras. Ele é digno e merecedor de nossa admiração.

Pai, obrigado por demonstrar tamanha bondade para com os teus filhos e disponibilizar tudo o de que precisamos para viver e sermos realizados como criaturas e filhos de um Deus zeloso, amoroso, criativo e fiel. Obrigado pela obra da redenção em Cristo Jesus, que nos permitiu livre acesso à tua presença e nos tornarmos filhos e herdeiros de toda a tua grandeza. Te louvamos e agradecemos, com muita admiração, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason