Meditação do dia: 11/04/2025
“⁸Que toda a terra tema o Senhor, que tremam todos os habitantes do mundo. ⁹Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.” (Sl 33.6)
O Deus Criador Deve Ser Temido – Toda a criação revela Deus e o seu poder criador e criativo. A intenção por trás das revelações divinas é ser conhecido pelas suas criaturas e seja um conhecimento relacional, com propósitos redentores. Deus deseja ser conhecido, amado temido, adorado. Não se trata de temer no sentido de “ter medo,” mas de amar reverentemente, respeitando com admiração por sua graça, capacidade, poder e seu governo universal. Temer a Deus é bom, é agradável, é tremendamente didático para quem gosta de aprender. Quando a Lei foi dada ao povo de Deus através de Moisés, ela era ensinada para que os pais aprendessem, praticassem, experimentassem e assim ensinassem a seus filhos, geração após geração, crescendo e aprendendo desde cedo a amar a Deus de todo o coração e temendo-o reverentemente. Quando se conhece bem o caráter de uma pessoa, se torna mais fácil e agradável conviver e acatar suas ordens e instruções, porque dá para confiar sem reservas. Com Deus é exatamente igual; quanto mais o conhecemos, experimentamos a sua fidelidade, nos relacionamos com ele em nível de amizade e comunhão, mais se torna agradável e prazeroso de obedecer aos seus mandamentos e suas instruções. Deus não dá ordens absurdas e impossíveis de serem praticadas. Esse temor reverente também é uma fonte de aprendizado e sabedoria, como muito bem descreveu Salomão. Na abertura do seu livro de Provérbios ele descreve a razão porque era útil o conhecimento através da sabedoria daquela coletânea. “¹Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, ²para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; ³para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; ⁴para dar prudência aos simples e conhecimento e discernimento aos jovens. ⁵Que o sábio ouça e cresça em prudência; e que o instruído adquira habilidade ⁶para entender provérbios e parábolas, as palavras e os enigmas dos sábios. ⁷O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.1-7). Assim, o salmista convida toda a terra e todos os seus habitantes a conhecer a Deus e a teme-lo, devido ao seu grande poder demonstrado na criação e sustentação de todas as coisas vistas e observadas na vasta criação. Somos testemunhas de tudo isso.
Senhor nosso Deus e Pai, somos gratos por conhecer o teu caráter e o poder do teu nome, que expressa toda a tua grandeza e glória. Admiramos, nos extasiamos na contemplação de quem é o Senhor nosso Deus e como é grande o seu amor, tanto quanto o seu poder criador. Em Cristo somos abençoados e beneficiados com tudo isso, por tua graça e bondade. Assim, em Cristo, te rendemos graças e tememos a ti, com reverencia, santidade e temor. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason