Meditação do dia: 16/04/2025
“¹³O Senhor olha dos céus e vê todos os filhos dos homens; ¹⁴do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra, ¹⁵ele, que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” (Sl 33.13-15)
O Senhor Vê, Observa e Contempla – Parece que tudo começou com alguém fazendo a brilhante descoberta que “toda moeda tem dois lados!” Depois dessa descoberta, a filosofia não parou mais e as aplicações se multiplicaram tanto quanto as moedas, e mesmo hoje, utilizando dinheiro de plástico, que já está ficando obsoleto com o PIX e com as transações virtuais e mais ainda com as “moedas virtuais,” ainda assim, as aplicações da dualidade não cessam. Quando me deparei com esses versículos que seriam o tema de hoje, preferi não separá-los e não escrever também um texto sobre cada uma das acepções que aparece no tema. Mas a primeira idéia que iluminou minha cabeça foi a questão da observação e vigilância a que estamos sendo submetidos o tempo todo. Para todo lado se vê: “Sorria, você está sendo filmado.” As casas, os comércios, as ruas, aeroportos, rodoviárias, rodovias, e até mesmo drones e satélite estão de olho o tempo todo; aquilo que a pouco tempo era obra de ficção futurista, hoje é a mais pura realidade. Então, voltamos à pergunta da moeda: É bom ou é ruim? Tem prós e contras, e então largamos a moeda e pegamos o copo, ele está meio cheio ou meio vazio? Nova dualidade: Depende se a pessoa é pessimista ou otimista, depende do ângulo do qual se observa. Pensando só na verdade do texto bíblico, saber que Deus está nos vendo, observando e contemplando é maravilhoso porque o amamos e apreciamos o seu amor e a sua companhia e saber que ele está sempre olhando, nos trás a segurança de vivermos em paz e protegidos, se alguma coisa se encaminhar para algo errado ou perigoso, já sabemos que ele cuidará de tudo e nos advertirá e nos levará a calcular melhor os movimentos. Para quem não gosta do que é bom e certo, toda observação lhe parece intrusa e opressora. Como descrita no Evangelho de João. “¹⁹A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. ²⁰Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. ²¹Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.19-21). O próprio Senhor Jesus descreve o quanto as duas verdades estão presentes lado a lado, quer no sentido físico e material, quanto no aspecto espiritual. Quem faz o certo não tem problemas com observações sobre si; mas quem está com intenções erradas, quer se ocultar a todo custo. Você aprecia o fato de o Senhor estar sempre presente e observando sua vida? Você reage bem diante das câmeras espirituais?
Senhor, obrigado por ser a nossa maior garantia de segurança e estamos bem sabendo que o nosso guarda não dorme e não vacila no seu posto. Graças te damos, porque estamos caminhando em direção ao crescimento e assim apreciamos a ajuda para a nossa correção e disciplina, porque isso é para o nosso proveito. Te agradecemos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason