Esperar na Misericórdia do Senhor

 Meditação do dia: 20/04/2025

“¹⁸Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, ¹⁹para livrar a alma deles da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida.” (Sl 33.18-19)

Esperar na Misericórdia do Senhor – Pela própria grafia da palavra, já percebemos que “misericórdia” tem alguma relação com “coração.” No dicionário vamos encontrar o seguinte: “Misericórdia” em português significa compaixão, perdão e bondade. É um sentimento de pena e piedade causado pela miséria ou sofrimento alheio, e também a ação de exercer essa compaixão. Pode ser manifestada em várias formas, desde o perdão de erros até a ajuda aos necessitados. Também encontramos: Misericórdia é um termo amplo que se refere a benevolência, perdão e bondade em uma variedade de contextos éticos, religiosos, sociais e até mesmo legais. Dá para perceber que tem tudo à ver com a condição humana diante de Deus. Qualquer que seja o aspecto que observarmos, a nossa vida precisa e muito da misericórdia do Senhor nosso Deus. Um fato interessante e até curioso é que quem está numa condição de esperar misericórdia, ela é totalmente vulnerável, impotente, incapaz e necessitada. Ela sabe que só pode esperar que o olhar misericordioso de Deus a possa contemplar e que ela não tem nada a oferecer, nem fazer qualquer coisa pra que mereça o gesto da outra parte. Isso é profundamente perturbador, porque somos serem muito arrogantes, metidos a besta mesmo, estando em petição de miséria, mas nos postamos como se fôssemos os “reis da cocada preta.” Um termo muito apropriado, é dizer que o ser humano parece que tem o rei na barriga. Humilhar-se, não é uma palavra ou condição que está no dicionário da maioria e por natureza, não cedemos fácil. Desde Adão, no paraíso, ao fazer a primeira ação errada contra a ordem de Deus, ele já se evadiu do local, escondeu-se, ficou com medo, mas resistiu ao chamado de Deus e negou enquanto pode. É por isso que a salvação é oferecida de graça, e só pode ser apropriada para quem se dispõe a abrir mão de suas próprias razões e aceitar o afável convite amoroso de Deus, de ceder espaço em seu coração. Não é sem razão que a sabedoria clama ao homem: “Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte” (1 Pe 5.6). Vamos baixar a nossa bola e esperar pela misericórdia do Senhor, pois os seus olhos estão sobre os que o temem.

Nossa oração, Pai, é a mesma daquele publicano que Jesus se referiu, que chegou diante de ti e apenas clamou: “Tem misericórdia de mim, pecador!” Somos isso, somos assim, diante de ti, Senhor! Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário