Meditação do dia: 05/06/2025
“²Embraça o escudo e a couraça e ergue-te em meu auxílio. ³Empunha a lança e reprime o passo dos meus perseguidores. Dize à minha alma: “Eu sou a sua salvação.” (Sl 35.2,3)
Desejos da Alma – O óbvio nem sempre é tão óbvio como se supõe. Muito do que é dito, não era para ser dito e muito do silencio, não era para ser assim, algo era esperado de ser ouvido. O que os poetas e românticos revelam com expressões tão belas e bem colocadas, enchem a alma de alegria e satisfazem anseios tão velados que até parecem que não existiriam. Fazendo observações na natureza, encontramos mecanismos de afirmação utilizados com vasta abundancia e olhando para a Palavra de Deus, elas também existem ali e Deus mesmo faz uso delas com muita frequência e elas fazem um bem muito grande para a nossa estruturação psicológica, emocional e levanta o nosso ânimo. A gente pode lembrar Deus afirmando e reafirmando a pessoa de Jesus. Ele era humano e foi tentado de todas as formas assim como nós; contudo o Pai o afirmou como seu filho amado no dia do seu batismo: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado” (Mt 3.17). Essa expressão de afirmação a encontramos nove vezes na Bíblia com algumas variações. Se Deus entendeu que Jesus precisava de um afago, o que será que ele pensa de você e de mim? No nosso texto da meditação de hoje, o salmista está lidando com isso, utilizando a sua linguagem natural de soldado e guerreiro militar, vendo Deus como alguém de patente bem mais elevada e com um comando muito firme e que levanta a moral de suas tropas o tempo todo. Em outro salmo ele afirma: “¹Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. ²A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?” (Sl 42.1,2). A nossa alma precisa de afirmação, emocional, mas também espiritual e ela busca isso em Deus, na comunhão e anseia por ouvir Deus se declarando favorável, salvador e protetor. “Dize à minha alma: “Eu sou a sua salvação.” Se isso não puder ser satisfeito espiritualmente, essa alma inquieta buscará proteção em outras fontes, que são meros arranjos humanos, psicológicos e até mesmo no materialismo e em atividades prazerosas, o que pode descambar para pecados grosseiros e absurdos. Alimente sua alma da forma correta: “¹Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. ²Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. ³Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi” (Is 55.1-3 ACF).
Pai, obrigado nos amar e nos acolher em amor e graça. Somos carentes e verdadeiramente necessitados da tua presença; nossa alma se aquieta diante de ti e nos deleitamos em sua comunhão. Graças te damos pela nossa salvação e pelo socorro diário e constante. Somos gratos pela vida de Jesus dada por nós lá na cruz e nos livrando de um tormento eterno de perdição longe de ti. Por seu infinito amor, somos abençoados. Louvado e adorado seja o Senhor, nosso Deus, hoje e sempre! Amém.
Pr Jason