Juízo, Justiça e Preservação

Meditação do dia: 09/06/2025

“A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são como um abismo profundo. Tu, Senhor, preservas as pessoas e os animais.” (Sl 36.6)

Justiça, Juízo e Preservação – A cada dia temos a oportunidade de parar um momento, pensar e refletir sobre a vida e a comunhão com Deus. Podemos olhar a vida como apenas uma máquina automática ou ligada remotamente sobre a qual não temos qualquer controle ou comando, só podemos reagir e seguir o seu compasso, senão seremos amassados por ela. Também podemos pensar nela como uma propriedade cara, preciosa, com muitas possibilidades de produção, desfrute e compartilhar. Podemos pensar que não somos o dono, mas o gerente, ou como atualmente se diz, somos o “CEO” dessa fantástica empresa. Com determinada quantia e diversidade de materiais de construção, um bom construtor edifica um sobrado, uma linda casinha; com esse mesmo material um “amador” faz um “barraco” que é arriscado entrar lá. Com poucas palavras, um poeta constrói uma poesia completa, como as “Aldrávias.” (Aldravia é uma forma de poesia sintética, criada no Brasil, que se caracteriza por usar o mínimo de palavras para expressar o máximo de conteúdo. É um poema de seis versos, com apenas uma palavra em cada verso). Ao contrário desses poetas, se pode escrever textos longos e não dizer nada com nada. Assim é a vida! Assim pode ser também a caminhada espiritual pessoal de cada um de nós. Quando olhamos para um verso, como esse do Salmo de hoje, o que é que vemos? Que sentido ele faz para você e para mim? Pode ser que seja apenas a repetição de palavras que já vimos em muitos outros textos bíblicos, mera repetição. Pode ser uma experiencia de contemplação devocional do salmista, contemplando a Deus e suas obras poderosas, abençoadoras. Quando maior a gama de experiencias que uma pessoa tem na vida, maior é a sua capacidade de compreensão e atuação. Quem dirige carro, maquinas pesadas, caminhões, carretas, pilota avião, helicóptero, naus… certamente tem experiencias e opiniões que tem autoridade em muitas áreas sobre transporte, potencia, velocidade, perigos e possibilidades, se comparando com alguém com só anda de bicicleta. Alguém como Davi, que foi pastor de ovelhas, lutou com leões, ursos, matou um gigante quando era um adolescente, tocava instrumentos musicais, compunha, era adorador apaixonado por Deus, foi pajem de armas de um rei, lidou com pessoas com insanidade mental e espiritualmente atormentada; foi soldado, comandante de tropas, foi rei, o maior rei da história do seu povo; lidou com rebelião de tropas, de filhos, foi perseguido e caçado, viu a vida por um fio muitas vezes, foi juiz, proferiu sentenças, construiu, conquistou cidades e subjugou reinos. O quadro ainda não está completo. O que tal pessoa escreve, medita e compartilha, não é digno de ser pensado com atenção e carinho, porque ela sabe do que está falando? Quando ele fala sobre justiça, juízo, preservar e proteger, será que isso faz sentido ou é só devaneio de poeta? Independente de Davi ser rei, eu me curvo para ele, tiro o chapéu sem constrangimento!

Senhor, agradeço pelas palavras que são tuas Palavras, embora escritas por Davi, um homem segundo o teu coração, que teve muitas e grandes experiencias em sua vida e cumpriu funções que o habilitaram a falar com propriedade sobre muitos temas. Sou grato pela vida e serviço que ele prestou ao Senhor e muito nos edifica hoje. É minha oração de gratidão, reconhecimento e louvor pela tua bondade para conosco. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário