As Experiencias da Vida

Meditação do dia: 22/08/2025

“Tirou-me de um poço de perdição, de um atoleiro de lama; colocou os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos.” (Sl 40.2)

As Experiencias da Vida – Qual a diferença entre uma experiencia pessoal e uma teoria plausível? O que é um “testemunho” e o que é um “tristemunho?” O que é uma declaração de fé e o que um desabafo cheio de murmuração? Estou inclinado hoje a escrever sobre as experiencias da vida, que eu, você e muitos dos nossos irmãos em Cristo experimentamos no dia a dia. Talvez esse texto se torne um tanto quanto crítico, mas acredite, o propósito a que pretendo chegar é refletir sobre fundamentos firmes e fundamentos arenosos, onde as experiencias não se fundamentam e as expressões ditas e cridas sejam mais argumentos humanos, com ar de tristeza e lamento e não atos de fé e adoração a Deus em meio a vitórias conquistadas com muito suor, lágrimas e esforços com disciplina. Como pastor de igreja local, ao longo de quatro décadas de exercício, posso dizer que já vi muita coisa, tanto boa e edificantes, quando derrotas, quedas e desistências no meio da luta. Me parece que nas lutas de boxe, chamam de jogar a toalha. Quando a equipe de suporte do lutador percebe que ele será massacrado, sem chances de defesa e pode até se machucar com gravidade, eles jogam uma toalha no ringue e a luta se encerra imediatamente, com a vitória sendo dada ao oponente. No meio cristão, muitas pessoas concentram suas energias em focar-se nas dificuldades da vida e nas provas que estão passando e algumas vezes, nem estão passando por nada, mas o hábito de falar e lamentar já está tão enraizado, que a lamúria continua mesmo em tempos de paz e bênção, que nem é percebido pela ausência de foco. Gosto de olhar o texto bíblico sobre a ressurreição de Jesus Cristo e o impacto dele na vida das pessoas próximas dele naquela época e algumas, nem perceberam que ele já estava vivo, porque estavam focadas na dor e na perda. “¹⁴Depois de dizer isso, ela se virou para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. ¹⁵Jesus lhe perguntou: Mulher, por que você está chorando? A quem você procura? Ela, supondo que ele fosse o jardineiro, respondeu: Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei. ¹⁶Jesus disse: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni! (“Raboni” quer dizer “Mestre”)” (Jo 20.14-16). O Salmo da nossa meditação, fala da experiencia do rei Davi, e ela serve de lição, de alento e testemunha a favor da graça de Deus para com todos nós que confiamos em servimos a Deus. Mas nem todos e nem sempre a nossa experiencia é a mesma, ou as lutas e provas são as mesas ou com as mesmas intensidades. Nem toda dificuldade ou situação da vida no dia a dia é provação, tribulação ou é resultado de ataque contra a nossa fé ou oposição a nossa vida e nosso ministério. Abrir os olhos e ver com clareza o que é uma coisa e o que outra, ajuda a manter o foco e lutar contra o inimigo certo.

Senhor, agradeço pelo dia de hoje e todas as possibilidades que ele me traz; sei que o Senhor está no controle e governas todas as coisas e minha vida está nas tuas mãos e os teus planos para mim são sempre bons, certos e agradáveis. A graça do Senhor me acompanha todos os dias e não só a mim, mas a todos os teus filhos e cada um de nós tem seu próprio desafio. Sou grato pela ajuda e por fortalecer minhas mãos para a luta. Agradeço, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário