O Cuidado de Deus Com o Compassivo

Meditação do dia: 26/09/2025

“¹Bem-aventurado é aquele que ajuda os necessitados; o Senhor o livra no dia do mal. ²O Senhor o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à vontade dos seus inimigos.” (Sl 41.1)

O Cuidado de Deus Com o Compassivo – o Cristão está sempre consciente de sua responsabilidade como mordomo do Senhor Deus, e age em nome dessa fidelidade, administrando bem os recursos que estão à sua disposição, sabendo que tudo pertence ao Senhor e não a ele. O cristão não se apropria de nada, ele sabe o porque Deus lhe confia recursos, meios e coloca outras pessoas para auxiliar e servir na mesma seara. Nesse texto inicial do Salmo, a Palavra de Deus declara que é feliz, bem-aventurado a pessoa que ajuda o necessitado. Em seguida ele aponta pelo menos cinco ações do cuidado de Deus para com a pessoa que tem esse cuidado em se dedicar a ajudar os menos favorecidos. Pensemos nelas: 1. Livramento no dia do mal; 2. Protegido; 3. Vida preservada; 4. O faz feliz e 5. Não é entregue aos inimigos.  Qualquer uma individualmente são muito apreciáveis e juntas então, foram uma conjunto de proteção e cuidado que blinda qualquer pessoa de viver à mercê da sorte; ela não precisa ficar ansiosa com nada em sua vida, como ensinado por Jesus: “Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas?” (Mt 6.25). Devemos ser compassivos e beneficentes por um senso de servir ao Senhor, que é Deus e Senhor de nossas vidas e das vidas dessas pessoas que por uma ou mais razões que não me compete saber, elas precisam de ajuda e é fato que Deus tem um exército de servidores com capacidade e recursos para suprir essas necessidades de forma que o sofrimento deles diminui sensivelmente. Vamos servir, não para sermos recompensados, mas por cumprir a tarefa que nos foi dada. Esses cuidados certamente fazem parte do plano de Deus para os suprimentos cheguem ao seu verdadeiro destino. Nossas bênçãos e favorecimentos também tem à ver com o cumprimento de nossas tarefas no reino.

Senhor, obrigado pelo privilégio de servir ao Senhor, servido as pessoas; obrigado por confiar recursos e talentos aos servos comissionados ao fazer a tarefa. Te louvamos em obediência e fé. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Ajudar Os Necessitados

Meditação do dia: 25/09/2025

“Bem-aventurado é aquele que ajuda os necessitados; o Senhor o livra no dia do mal.” (Sl 41.1)

Ajudar Os Necessitados – É muito gratificante ver uma bem-aventurança ou seja, uma bênção de felicidade em grande dimensão, recompensando alguém por uma atitude que em si já é muito gratificante. Quem semeia bondade em forma de ajuda humanitária, já se sente recompensado pelo privilégio de pode contribuir de alguma forma para alguém menos favorecido na vida seja assistido e minorado o seu sofrimento. São poucas as pessoas, mas existem, que procuram a glória e a honra só pelo prazer de aparecer nos holofotes e ser reconhecido em determinados ciclos sociais, como benemérito, filantropo e doador. Por vezes no recôndito do anonimato, ela seja extremamente mesquinha, avarenta e não é da mesma forma diante das câmeras; seus empregados, servidores, colaboradores e parceiros que lhe prestam serviços e facilitam a sua vida, não são alvos de sua bondade e generosidade; muito ao contrário. Fazer o quê? Mas esses também são minoria e não contam mesmo! Mesmo em tempos antigos, como os bíblicos, da época do rei Davi e outros mais, sempre houve pobres e desfavorecidos e pessoas que necessitavam das boas graças de cidadãos de bem. O desenvolvimento das ciências sociais, os direitos humanos e a assistência social de modo oficial pelos governos, são coisas novas em relação a existência da sociedade humana. Num mundo globalizado, de comunicação e informação ultra rápidos e acessos a incontáveis dados e meios instantâneos, quase que na mesma proporção surgem as necessidades e os necessitados e juntamente com isso também surgem as oportunidades de servir e ajudar os diversos necessitados. Quase ninguém nos nossos dias vive desconectado do celular ou das redes sociais; isso já produziu vícios e doenças emocionais e psíquicas com dependências e suas consequências. Alguém pode ajudar? Aparelhos conectados e pessoas distantes, sem se falar, sem um sorriso, um abraço, aperto de mão e acolhimento. Olha o tamanho do campo de atuação para alguém ser bem aventurado, ajudando os necessitados. Veja como servir e ajudar pessoal.

Senhor, obrigado por nos dar oportunidade de servir e ajudar pessoas em necessidades. Que nossos talentos e habilidades sejam instrumentos em tuas mãos. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Pobre e Necessitado

Meditação do dia: 24/09/2025

“Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim. Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te demores, ó Deus meu!” (Sl 40.17)

Pobre e Necessitado – Estamos diante de um assunto muito gostoso de se pensar e meditar, com boas vertentes de fé e espiritualidade, ao mesmo tempo que se pode também trabalhar com uma visão puramente literal e materialista; mas é claro que os resultados serão diferentes nas conclusões e muito rico por um lado e muito pobre pelo outro. Todos já vimos aquela dinâmica apresentar um copo com uma metade ocupada e a pergunta inevitável: o copo está meio cheio ou meio vazio? Obviamente que isso depende da visão do expectador, mas não a visão física, mas a espiritual, ideológica ou a sua mentalidade positiva ou negativa. Para uns o copo sempre estará meio cheio, enquanto para outros ele sempre estará meio vazio. Na vida há pessoas que estão sempre satisfeitas, alegres, esperançosas e batalhando para melhorar ainda mais; também há aquelas pessoas que estão sempre insatisfeitas, tristes, murmurando e reclamando que nada está bom, nada dá certo e que metade de qualquer coisa não é bom e não é suficiente. Materialmente falando, e até do ponto de vista financeiro, Davi era muito abastado, pois era o rei de uma nação próspera, estava em fase de conquistas de territórios e ganhando guerras tanto para conquistas quanto para defesa de suas fronteiras e soberanias; os saques e os despojos eram abundantes em todo e qualquer aspecto. Além da própria prosperidade nacional o que lhe conferia abundancia. Mas ele não tinha o coração nisso, e falava em oração com Deus sobre o valor maior que ele atribuía à comunhão e a adoração a Deus, de tal forma que aos olhos de hoje, parece que ele subestimava ou desvalorizava o valor material e financeiro. Em outro salmo ele disse: “Digo ao Senhor: “Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.” (Sl 16.2). observe a frase destacada, onde alguém bom de grana e bens, poder e prestígio, afirma “em oração” que não possuía nenhum outro bem, senão a Deus!? A maturidade e espiritualidade sadia, não dispensa nada e considera todas as coisas como bênçãos da generosidade do Senhor Deus e é grato e feliz na posse, na conservação e uso de tudo isso de modo que Deus seja o centro e o único a ser reconhecido e adorado. O cristão será mais feliz e realizado quando ele é satisfeito em Deus. Aqui, no texto de hoje, ele afirma que é “pobre e necessitado,” e alguns adeptos da prosperidade à qualquer preço, do triunfalismo materialista, até diriam que essa forma de expressar, atrairia maldição sobre a sua vida e suas finanças. Cada coisa no seu lugar, cada lutar para a sua coisa, mas a bênção de Deus é sempre bênção de Deus!

Senhor, obrigado teu cuidado, amor e provisão diária e constante para com as nossas vidas. Louvamos e engrandecemos a tua santidade e misericórdia em ser o nosso Deus Todo-Poderoso e a tua bênção está sobre tudo o que somos e tudo o que fazemos. Te louvamos e adoramos, no nome precioso de Jesus, amém.

Pr Jason

O Senhor Seja Engrandecido

Meditação do dia: 23/09/2025

“Exultem e em ti se alegrem todos os que te buscam; os que amam a tua salvação digam sempre: “O Senhor seja engrandecido!” (Sl 40.16)

O Senhor Seja Engrandecido – Uma regra básica da vida dos servos é que eles devem procurar a satisfação, o contentamento e a grandeza do seu Senhor. Ser servo de alguém pobre, pequeno, incapaz e sem prestígio é uma verdadeira tragédia. Embora as regras sejam as mesmas, mas com certeza há uma grande diferença entre servir alguém pobre e mesquinho e servir alguém grande, poderoso, generoso. É fato, o ser humano foi criado por Deus para servir e ser uma companhia, não para preencher alguma lacuna ou vazio existência em Deus. O Senhor nosso Deus é autossuficiente, ele se basta a si mesmo, é pleno, satisfeito, não precisa ser servido e nada lhe falta. “²⁴O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; ²⁵nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17.24,25). Conforme registros sagrados, como vemos no Salmo oito: “³Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, ⁴que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites? ⁵Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. ⁶Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ⁹ Ó Senhor, Senhor nosso, como é magnífico o teu nome em toda a terra!” (Sl 8.3-6,9). Veja que fomos criados muito parecidos, semelhantes e à sua imagem, revestidos ou coroados de glória e honra. O homem existe para se comprazer em Deus e estarem próximos e em comunhão. Fora disso, não há muitas perspectivas e um grande vazia aparece no interior da pessoa. Servir a Deus é uma forma muito apropriada de desenvolvimento de todo o potencial humano e de realização como ser. Servir alguém da grandeza e majestade de Deus, confere dignidade e honra a quem o faz. As escolhas feitas pela pessoa pode levar a servir a Deus, ao pecado ou a si mesma, que no fundo é servir ao inimigos de nossas almas. A diferença mais significativa nessas posições de servir é o caráter de quem servimos. Servir alguém de bom caráter, generoso, amoroso, cheio de graça e bondade, eleva qualquer um a uma alta posição de dignidade. Ao ver a postura e condição dos servos, pode se ter uma noção muito precisa do caráter e dos traços do senhor. Deus é grande, e seja sempre engrandecido em nossas vidas em todo tempo e lugar.

Pai, engrandecido seja sempre o teu santo nome! Tu és digno de ser adorado e ter toda a nossa admiração, nosso louvor e obediência, porque não há ninguém comparável ao Senhor. Oramos em fé e com muita gratidão, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

O Prazer de Deus em Ajudar

Meditação do dia: 22/09/2025

“Agrada-te, Senhor, em me livrar; apressa-te, ó Senhor, em me socorrer.” (Sl 40.13)

O prazer de Deus em Ajudar – Nosso relacionamento com Deus é todo baseado na fé! Deus está disponível em todo tempo e para todas as situações em nossas vidas, mas como somos diferentes, dependemos da fé para essa conexão. O amor de Deus por nós como criação, como filhos pela redenção em Cristo e as ajudas disponíveis, dependem de nossa fé e comunhão com ele. acreditar na sua bondade e capacidade de nos ouvir, nos entender e nos socorrer fazem parte do nosso exercício de fé na sua Palavra, pois é ali que estão as suas promessas, o seu poder de agir e as formas como ele regulamentou o relacionamento. Conforme o escritor aos Hebreus: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hb 11.6). Quando vemos o salmista fazendo uma declaração em sua oração para que o Senhor Deus tivesse prazer em livrá-lo, ajuda-lo, ele age dentro de sua experiencia pessoal e sabemos que ele possuía um relacionamento muito sólido e que era amado por Deus e até fora tratado como sendo um homem e um rei segundo o coração de Deus. Por outro lado, verdades bíblicas como sobre a imparcialidade de Deus ou o fato dele não fazer acepção de pessoas, não ser injusto, nos levam a acreditar que todos então podemos ter as mesmas chances e experiencias com Deus. Nas palavras do profeta Jeremias: “¹¹Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança. ¹²Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei. ¹³Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração” (Jr 29.11-13). Exercitamos a nossa fé, nessa busca de coração, mas também em acreditar nos seus planos e propósitos para com cada um de nós. Sou filho, sou amado, aceito e acolhido diante do Pai tanto quanto você e como Davi e os demais servos. A minha determinação e dedicação me vale tanto quanto a sua busca. Os propósitos para com nossas vidas e ministérios fazem que os relacionamentos tenham também aspectos distintos. Por exemplo: Davi era rei de uma nação, do povo escolhido; essa posição e essa função demandava aspecto que não condiz com a minha vida de pastor de igreja local no século 21. Minha vida, meu chamado, meu exercício me conduz a um tipo de necessidade e nela Deus está sempre presente e disponível para ajudar e livrar. Com você também, e com cada um de todos os seus filhos. Cobiçar ou querer as mesmas experiencias e privilégios de outros irmãos pode não nos caber e nem satisfazer de fato as nossas necessidades. A maturidade na fé nos leva a essa percepção e discernimento. busque sua própria experiencia e se realize como pessoa e como servo de Deus.

Senhor Deus e Pai, te louvamos e agradecemos pelas nossas experiencias de cada dia e pelo teu cuidado com cada detalhe para assegurar a nossa vida de paz e crescimento todos os dias. Somos gratos pelos irmãos de caminhada que também estão buscando te agradar e servir na condição em que foram chamados e para cumprirem a vocação dada por ti a cada um deles como a mim e aos demais filhos e servos. Te louvamos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Coração Que Desfalece

Meditação do dia: 21/09/2025

“São incontáveis os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a visão; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração desfalece.” (Sl 40.12)

Coração Que Desfalece – Em teologia dizemos que não cabe ao finito definir o infinito. Nossas medidas são muito pequenas para caber a Deus em toda a sua glória, poder, esplendor e transcendência. Mesmo em se tratando de relacionamento através da comunhão e das disciplinas espirituais, onde se pode cultivar uma vida de oração, comunhão, proximidade e ter revelações divinas, elas serão sempre surpreendentes e sempre nos deixarão extasiados, quando não produzem temor e tremor. A estrutura humana não suporta, tamanha glória e poder. Muitos homens que tiveram tais encontros ou experiencias relataram fatos que comprovam o que estamos afirmando. “¹⁶Quando Jacó despertou do sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. ¹⁷E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus” (Gn 28.16,17). “²⁰E acrescentou: Você não poderá ver a minha face, porque ninguém verá a minha face e viverá. ²¹Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar perto de mim, onde você ficará sobre a rocha. ²²Quando a minha glória passar, eu porei você numa fenda da rocha e o cobrirei com a mão, até que eu tenha passado. ²³Depois, quando eu tirar a mão, você me verá pelas costas; mas a minha face ninguém verá” (Ex 33.20-23). “²²Quando Gideão viu que era o Anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! Pois vi o Anjo do Senhor face a face. ²³Mas o Senhor lhe disse: Que a paz esteja com você! Não tenha medo! Você não morrerá!” (Jz 6.22,23). Os pais de Sansão, Davi, Isaías, Daniel e muitos outros experimentaram os mesmos sinais físicos ao terem experiencias com a presença divina. Mas não acredito ser esse o assunto abordado por Davi no seu texto. Ele falava mais em quebrantamento, sentir-se pequeno, fraco, impotente diante das vicissitudes da vida, e como alguém que teme a Deus e deseja agradar e servir com qualidade, afeta o coração, com toda certeza.

Senhor, agradecemos as lições que podemos aprender com experiencias com o sobrenatural divino que se nos revela. Reconhecemos nossa condição e nos colocamos em posições de humildade e submissão ao teu grande poder. Seja sempre engrandecido e adorado em tudo na nossa vida, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Problemas Com a Visão

Meditação do dia: 20/09/2025

“São incontáveis os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a visão; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração desfalece.” (Sl 40.12)

Problemas Com a Visão – Considero esse, um tema muito bom e importante para praticar meditação; afinal, todos precisamos de uma visão para a vida, qualquer que seja o nome que se der. Provérbios trata do tema e as diferentes versões da Bíblia em português utilizam palavras diferentes para se referir à mesma coisa. “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz” (Pv 29.18 NAA). “¹⁸Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!” (NVI).  Gosto de utilizar uma figura sobre a visão humana e a vida espiritual me baseando na experiencia da ressurreição de Jesus Cristo. Vou transcrever o texto e dizer o conceito. “¹¹Maria, no entanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se e olhou para dentro do túmulo. ¹²Ela viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde o corpo de Jesus tinha sido colocado, um à cabeceira e outro aos pés. ¹³Então eles perguntaram: Mulher, por que você está chorando? Ela respondeu: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. ¹⁴Depois de dizer isso, ela se virou para trás e viu Jesus em pé, mas não reconheceu que era Jesus. ¹⁵Jesus lhe perguntou: Mulher, por que você está chorando? A quem você procura? Ela, supondo que ele fosse o jardineiro, respondeu: Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei” (Jo 20.11-15). Maria estava chorando, os olhos cheios de lágrimas, o peso no coração pela morte do Senhor Jesus, a expectativa de ir ao túmulo para se consolar, ainda que ela e os demais discípulos tinham uma promessa de ressurreição. Quando ela se deparou com Jesus perto dela, sua visão embaçada não muito mais espiritual do que física, pelas lágrimas, a levou a não reconhecer a quem ela queria ver e teoricamente deveria ser um encontro festivo. Assim, acredito que isso também acontece comigo e com muitos irmãos em Cristo. Os muitos problemas, a sobrecarga emocional, o excesso de zelo com o próprio trabalho da igreja, pode limitar e até tirar a verdadeira visão. Podemos ver que aqueles discípulos no caminho para a aldeia de Emaús, também passaram pelo mesmo quadro de ver e não enxergar. O objeto da nossa busca pode estar bem diante de nossos olhos, mas eles estão focados em coisas secundárias e com isso, perdemos muitas lições preciosas. Se for só eu que passo por isso, aceito ajuda e apoio para progredir e seguir para as próximas etapas de crescimento; mas se alguns de vocês também passam por isso, então precisamos nos apoiar.

Senhor, obrigado por não desistir de mim e de nós, os teus filhos. Agradecemos a sua misericórdia e bondade para conosco. Pedimos uma visão verdadeira, limpa e clara dos teus propósitos para todos nós. em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Visão Impedida

Meditação do dia: 19/09/2025

“São incontáveis os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a visão; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração desfalece.” (Sl 40.12)

Visão Impedida – Visão se refere a muitos aspectos que essa palavra pode sugerir. Literalmente é o funcionamento do aparelho óptico do corpo humano. Enxergamos ou não enxergamos, podemos ter problemas de saúde nas vistas e algumas delas podem ser revertidas com tratamentos, cirurgias e também é sabido que questões emocionais ou psíquicas podem prejudicar a visão ou até provocar sua perda temporária ou definitiva. Os poetas dizem que os olhos são a janela da alma; é uma declaração linda e que faz muito sentido. Jesus, que bem mais do que um poeta, disse: “²²Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; ²³se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!” (Mt 6.22,23). Ele com certeza foi mais profundo do que os poetas. Ele incluiu uma pitada moral, ética, espiritualidade verdadeira, de forma que os olhos não só recebem, mas também emitem radiações para o espirito da pessoa, sendo assim, ela se edifica ou se corrompe. Davi estava falando que as suas iniquidades eram muitas e o alcançaram e já estavam limitando a sua visão. Como alguém poderia ter uma boa visão se o coração, a mente e as emoções, ou seja, por dentro ela está todo destruída e corrompida? Alguma coisa precisa ser feita para a pessoa se enquadrar na condição citada por Jesus que lhe permite ter luz em todo o seu corpo. Isso é o nosso desafio de hoje!

Senhor, obrigado por iluminar o nosso entendimento, de forma que possamos ter discernimento espiritual e assim alinhar nossas vidas aos teus planos, que são bons, justos, verdadeiros e agradáveis para nós. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Minhas Iniquidades Me Alcançam

Meditação do dia: 18/09/2025

“São incontáveis os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a visão; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração desfalece.” (Sl 40.12)

Minhas Iniquidades me Alcançam – Prosseguindo com a meditação no texto sobre as declarações do salmista sobre sua conduta e posição diante de Deus, queremos tirar as nossas próprias lições para a nossa edificação. Somos instados pelas Escrituras para exercitarmos a autodisciplina e autocrítica; pois bem, Davi estava falando dele mesmo e de como ele via as consequências de atos praticados com o sem responsabilidade, mas que de alguma forma produzia consequências que agora o estavam alcançando. Como cristãos, filhos de Deus e vivendo pela fé e no tempo da graça, somos muito bem conscientes sobre o perdão dos nossos pecados, da nossa justificação e de tudo o que está garantido para nós, mas isso não pode servir de cobertura para abrirmos brecha e andarmos de modo carnal, leviano e fora dos padrões que conhecemos e agrada a Deus. O princípio da semeadura é muito verdadeiro e serve para todos: “⁷Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. ⁸Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6.7,8). Isso significa que sempre haverá consequências daquilo que decidimos fazer. Não se trata de culpa e condenação, mas de colher aquilo que foi semeado em alguma época da vida. O Salmista fala de quão grandes ou quantas, em quantidade foram as suas iniquidades e agora elas o assombravam produzindo dificuldades. Paulo falou sobre si mesmo: “Esta palavra é fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 Tm 1.15). Dessa forma assumia responsabilidades que a maioria dos cristãos não levam em conta e muito menos admitem que no interior de cada um pode mais coisas que nem a própria pessoa sabe, a menos que receba uma revelação de Deus, através do Espírito Santo, lhe iluminando interiormente e provavelmente a maioria de nós, não gostamos do que pode ser visto lá. Será que só Davi e Paulo eram ou foram grandes pecadores e com os corações cheios de tantas ervas daninhas?

Senhor, a nossa oração hoje, é a mesma do teu servo Davi: “²³Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; ²⁴vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23,24).

Pr Jason

Incontáveis Males

Meditação do dia: 17/09/2025

“São incontáveis os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a visão; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração desfalece.” (Sl 40.12)

Incontáveis Males – É um fato que estamos vivendo um tempo de muita lassidão moral e doutrinária, com pensamentos muito liberais e alguns são na verdade mundanos e até malignos mesmo. Pessoas se convertem em igrejas que não se preocupam com veracidade da interpretação bíblica e seguem a corrente de pensamento que o que importa são os resultados, sendo assim, se a pessoa “recebe a bênção” os meios e os caminhos para se chegar lá, não importam. Somos ortodoxos biblicamente, somos adeptos da fidelidade à verdade bíblica e acreditamos nos princípios ensinados por Jesus e seus apóstolos, bem como em tudo que está na Palavra de Deus. Sendo assim, “Um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gl 5.9). Duas meias verdades podem não formar uma verdade completa e sim uma grande mentira. Falo isso, ao olhar para o texto e pensar nas expressões do salmista sobre sua versão a respeito de males que o rodeia e de suas iniquidades que até parece exagero na dose, ou licença poética. Vamos lá, como sabemos, os conceitos sobre salvação, expiação de pecados e outras coisas do gênero são diferentes na Velha Aliança, para aquilo que encontramos na Nova Aliança e no tempo da graça, no Novo Testamento. Observo, que sem entrar nos méritos doutrinários das expressões ditas no salmo, nós também nos vemos e todo o povo de Deus sempre estiveram em lutas e guerras contra males e perseguições devido a fé ou ao compromisso com a fé. É fato que entre a luz e as trevas sempre há uma separação e um embate e os das trevas não se alinham com os da luz a não ser por razões muito egoísticas deles em algo que lhes favoreçam. Também entre o próprio grupo da fé, encontramos no tempo de paz ou alívio externo, as intrigas internas, onde os “carnais” desafiam e perseguem os que são mais comprometidos com a prática da fé do que eles. A luz sempre incomoda a qualquer nível de trevas e como diz o ensino de João 3, quem gosta das trevas não se aproxima da luz e nem dos que gostam da luz. “¹⁹A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. ²⁰Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. ²¹Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.19-21). Muitos dos males que nos cercam, são injustas ações pelas nossas posições, mas também há os resquícios de decisões mal tomadas, más administrações, relacionamentos quebrados, demora e procrastinação com passos a serem dados. Cada um sabe do que se trata em sua própria vida, se examinar à luz da verdade da Palavra de Deus.

Senhor, obrigado por cuidar e nos proteger de todo mal, para que possamos continuar e fazer o que somos ordenados a fazer. Agradecemos a ajuda, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason