Meditação do dia: 27/08/2025
“E me pôs nos lábios um cântico novo, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.” (Sl 40.3)
Um Cântico Novo – Desde quando iniciei ler a Bíblia, via essas citações sobre cantar cânticos novos e acha interessante, mas não tinha muita curiosidade sobre o assunto e ficava no que via literalmente nos textos. Quando estava cursando o seminário, tivemos uma conferencia com um pastor creio eu ser Miguel Piper, de Curitiba. Ele era muito bom no louvor e na adoração e mostrou na prática sobre novos cânticos e cânticos novos, e lembrando bem, que no início dos anos 80 do século passado, o louvor e a adoração nas igrejas evangélicas no Brasil, eram bem diferentes do que conhecemos e experimentamos hoje. Estava iniciando e tomando forma um movimento de louvor e adoração, mais culturalmente brasileiro, com nossas melodias, musicalidade e gêneros e ritmos próprios e tentando descolar do modelo europeu e americano do órgão e piano e apenas aqueles hinos clássicos dos hinários que cada denominação tinha o seu próprio. Somos muito gratos a Deus por movimentos e grupos que fizeram uma transição muito sadia e espiritual, como o Grupo Elo; os Vencedores Por Cristo; Grupo Renascer (não a banda da igreja com esse nome); Asaf Borba e sua comunidade Koinonia e muitos outros que “revolucionaram” a música cristã e o louvor congregacional. Na prática da vida devocional, sempre se gasta um bom momento no louvor e na adoração pessoal a Deus e uma das formas preferidas dos brasileiros está o cantar, tanto é que, a maioria das pessoas confundem louvor com cântico; tanto é que se dissermos a um grupo de pessoas cristãs reunidas: “Vamos louvar a Deus?” a pergunta é certa: “Qual música, ou qual louvor iremos cantar?” Algumas pessoas até ficam surpresas quando dizemos a elas que cantar é apenas mais uma das muitas opções de louvar a Deus. Como os cânticos possuem a capacidade de expressar melhor o que se passa no íntimo, cantar se torna uma forma muito apropriada de adorar e louvar ao Senhor. Ao meditar e se encher da Palavra de Deus, e consequentemente ser cheio do Espírito Santo, expressar louvores e adorações a Deus através de músicas é muito natural e na unção do momento se pode até criar a própria música, ou criar novas letras para músicas já conhecidas e assim fazer algo novo e que de fato exprima o estado da alma e do espírito do adorador. Experimente cantar cânticos novos; comece simples, baixinho, só para você e Deus e depois deixe o rio fluir e grandes coisas podem acontecer. Se você sabe tocar algum instrumento musical, não importa qual seja, faço uso dele no seu tempo à sós com Deus e abra o seu coração em louvor e adoração, até mesmo com cânticos. Seja cheio da graça de Deus permitindo o seu espírito apropriar da criatividade do Espírito Santo, que dá vida a tudo e a todos.
Senhor, quão magnifico és, como disse o salmista; agradecemos pela presença e pela ação do Espírito Santo se movendo em nós para proporcionar louvor e adoração verdadeiros e em espírito e verdade ao Senhor nosso Deus. Agradecemos pela inspiração e graça para fazermos isso para a tua honra e glória e magnificar o teu santo nome. Oramos e adoramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason