Os Desígnios do Senhor

Meditação do dia: 01/09/2025

“São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco; não há ninguém que possa se igualar a ti. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar.” (Sl 40.5)

Os Desígnios do Senhor – Desígnio se refere a um plano, propósito, intenção ou vontade de alguém para realizar algo. Como Deus é uma pessoa, ele também tem desígnios para cada um dos seus filhos, servos e criaturas. Fomos criados para executar um plano e cumprir um propósito muito especial que foi criado personalizado de Deus para nós. nada que Deus faz é por acaso ou sem propósito. Tudo que ele faz, cumpre funções relevantes e contribui para que outros acontecimentos também cumpram seus próprios propósitos. Pensando na pessoa humana, que de todas as criações, essa é a única que foi dotada de tudo o que há de mais completo e complexo e que traz a assinatura de Deus, através de sua imagem e semelhança. De qualquer aspecto que se proponha a perceber o ser humano, ele é muito especial e muito bem provido de meios e recursos que mui provavelmente ainda não se chegou ao limite na exploração do seu potencial. Biologicamente, é muito interessante estudar uma pessoa, como ele surge como uma substancia ainda informe, microscópica e vai se desenvolvendo e ganhando complexidades e habilidades que são verdadeiras obras de arte e engenharia. O salmista descreveu: “¹³Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe. ¹⁴Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. ¹⁵Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. ¹⁶Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia” (Sl 119.13-16). Por que Deus criaria algo tão belo, tão complexo, tão perfeito e competente, se não houvesse um plano, um propósito, uma vontade maior para esse ser desenvolver? É claro que somos muito especiais, competentes e podemos descobrir o propósito para o qual fomos criados e colocados aqui. Quando digo aqui, me refiro ao local, ao tempo e ao propósito. Ninguém nasceu no lugar errado, no tempo errado, na família errada ou com as habilidades erradas. Somos planejados para algo muito especial que somente nós podemos executar. Isso é tão verdade que o apóstolo Paulo, escreve aos cristãos gregos de Corinto que formamos um corpo, tal qual um corpo humano e cada um desempenha uma função para o bem de todos. assim, paremos de olhar, cobiçar e desejar ser o que não somos, ter o que não precisamos ter e fazer o que não é nossa competência e dediquemos a ser e fazer exatamente aquilo para o qual fomos criados e colocados aqui. Escrevendo aos Efésios ele até orou por nós: “¹⁸Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos ¹⁹e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder” (Ef 1.18,19).

Senhor, obrigado por ter nos criado com um plano especial e específico para cumprirmos durante a nossa jornada aqui nessa terra. Agradecemos a graça de Cristo que nos habilitou a fazermos parte da tua família e dos teus propósitos eternos. Somos teus filhos e isso nos dá dignidade valor. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário