Quando Deus Não Quer Sacrifícios (4)

Meditação do dia: 07/09/2025

“Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.” (Sl 40.6)

Quando Deus Não Quer Sacrifícios (4) – Uma das mais clássicas passagens bíblicas onde Deus se revela contrariado com a prática de tentar agradá-lo com coisas e não com vida no altar, consagração pessoal e voluntária, na prática da verdadeira piedade e não com rituais ainda que sejam aqueles estabelecidos pela sua própria Palavra, está registrada no livro do profeta Samuel, na passagem onde o rei Saul recebeu uma ordem para executar e fez do seu jeito e tentou justificar a desobediência pela prática de sacrifícios. “²²Porém Samuel disse: Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros. ²³Porque a rebelião é como o pecado da feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e o culto a ídolos do lar. Por você ter rejeitado a palavra do Senhor, também ele o rejeitou como rei” (1 Sm 15.22,23). Foi uma mensagem dura e contundente para uma pessoa que estava relativizando suas ações mesmo tendo recebido uma ordem clara e ter agido a seu modo e quando questionado se apressou a se justificar. Para os cristãos da Nova Aliança, é sabido que há uma enorme diferença entre uma pessoa religiosa e uma nascida de novo; entre um cristão espiritual e uma pessoa carnal. Escrevendo aos cristãos romanos, Paulo disse-lhes sobre a condição de uma pessoa carnal, diante das possibilidades espirituais: “⁵Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito. ⁶Pois a inclinação da carne é morte, mas a do Espírito é vida e paz. ⁷Porque a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. ⁸Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Rm 8.5-8). Cumprir rituais, cuidar de coisas materiais ligadas à fé e ao culto a Deus não substitui a prática da verdade e da comunhão com Deus através da vida de obediência. Obedecer é melhor do que sacrificar. Meu professor de Antigo Testamento no seminário nos dizia que o alfabeto de Deus é diferente do humano, pois o dele é assim: “O B D C…”  faz sentido para você?

Senhor, obrigado por dirigir nossas vidas com base nas tuas Palavras que são vivas e verdadeiras, tão eternas quanto o Senhor. Somos gratos pela tua justiça e santidade e reconhecemos que jamais recebemos ordens absurdas ou impossíveis de serem executadas. Te amamos e adoramos com gratidão e louvor. Em nome de Jesus, amém!

Pr Jason

Deixe um comentário