Meditação do dia: 09/09/2025
“Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos; holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.” (Sl 40.6)
Quando Deus Não Quer Sacrifícios (6) – Pretendo encaminhar essa série de meditações para um desfecho edificante e que produz alegria nos corações de todos nós ao nos encontrarmos alinhados com a perfeita vontade de Deus, livre das amarras das religiosidade, especialmente aquela religiosidade vazia e calculista que procura tirar vantagens da fé e se apropriar de benefícios espirituais através de esforço humano e racionalidade. O Salmo 50 propõe uma conversa séria em que Deus coloca em pratos limpos ao seu povo a sua posição. “⁷”Escute, meu povo, e eu falarei; ó Israel, e eu testemunharei contra você. Eu sou Deus, o seu Deus. ⁸Não o repreendo pelos seus sacrifícios, nem pelos holocaustos que você continuamente me oferece. ⁹Não aceitarei novilhos da sua casa, nem bodes dos seus apriscos. ¹⁰Pois são meus todos os animais do bosque e o gado aos milhares sobre as montanhas. ¹¹Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais que vivem no campo.” ¹²”Se eu tivesse fome, não teria necessidade de dizê-lo a você, pois meu é o mundo e a sua plenitude. ¹³Acaso como eu carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos? ¹⁴Ofereça a Deus sacrifício de ações de graças e cumpra os seus votos para com o Altíssimo” (Sl 50.7-14). Esse texto aponta as mesmas reivindicações divinas dos demais que vimos até agora, em cada uma das meditações anteriores. Atos de culto não podem ser transformados em moeda de trocas ou meios de se alcançar finalidades, favores e produzir agrada a Deus pelo simples fato de serem oferecidos. O culto deve ser uma experiencia pessoal de diálogo do adorador com Deus. Tecnicamente Deus está presente em todo lugar o tempo todo, então entrar na presença de Deus é apenas uma forma de expressar que a pessoa está à partir daquele momento separando aquele tempo e realizando aquelas atividades como atos de adoração, louvor e como forma de expressa a Deus a sua devoção. Fazer as coisas de forma mecânica e decorada, só artificial e superficial, não só não agradam a Deus como não satisfaz a necessidade interior da pessoa. Somos adoradores por natureza, fomos criados para estar próximos de Deus e servi-lo e nos satisfazer nele. Se a pessoa não praticar adoração verdadeira, ele praticará adoração falsa, que não agradará a Deus, mas satisfará a cabeça do religioso. Se a adoração não for verdadeira, então não é adoração, é idolatria e isso vai exatamente ao contrário do propósito do Deus Criador e do relacionamento dele com todos nós. “²³Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. ²⁴Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).
Senhor, queremos compreensão para servir melhor ao Senhor e declarar os teus grandes feitos, os teus louvores, porque só o Senhor é Deus. Te amamos e adoramos de todo o nosso coração. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason