Meditação do dia: 15/09/2025
“Não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; não escondi da grande congregação a tua graça e a tua verdade.” (Sl 40.10)
A Graça e a Verdade – Considero muito importante um estudo pessoal e particular sobre a doutrina da graça, para que cada pessoa pode desfrutar de forma mais intensa e proveitosa todos os benefícios dos propósitos de Deus para sua vida. Espero que você também seja um pouco curioso e não se contente em apenas saber o significado das palavras em português e os seus sinônimos, mas conheça os termos e as doutrinas, os ensinamentos bíblicos contidos nelas para que sua edificação seja realmente grande. Se alguém pergunta: “O que é graça?” Como resposta, alguém diz: “Graça é favor imerecido!” Mas só isso é muito pouco para quem não sabe muito de Bíblia e muito menos de como viver a vida cristã. Podemos hoje, pensar no que o salmista declara não omitindo expor ao povo de Deus a graça e a verdade. Quando essas duas palavras aparecem juntas como nesse texto, procuramos ver mais situações em que elas aparecem e quais contextos, pois certamente isso é importante. Nesse caso, já tenho em mente uma referência: “Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo” (Jo 1.17). É uma passagem muito importante em termos de ensinamentos no Novo Testamento, e como é logo na introdução do Evangelho de João, ele ilumina dois pontos muito fortes em termos de fé, que são a Lei e a Graça. Para uns se trata de “dispensações,” no caso aqui, duas, a da Lei e a da Graça. A lei de Deus chegou ao povo através de Moisés e desde então ela assumiu o controle de tudo, regulando e regulamentando o culto, as cerimônias, os rituais, os apetrechos, paramentos, coisas, objetos, tecidos, cores, formas, materiais, tempos e pessoas, tudo estava sob os auspícios da lei de Moisés. Com o advento de Cristo, iniciou-se para muitos o chamado tempo da graça, e ou tempo da igreja. A compreensão de como as coisas aconteciam e como devem acontecer na Nova Aliança, facilita muito a comunhão com Deus e o entendimento dos seus propósitos, afinal, Deus não constrói nada sem que haja um sentido, um significado e um propósito para tudo e todos. muito provável que se perguntarmos a um cristão atual, como era viver no tempo da Lei de Moisés, eles digam muita coisa que pode ser ou não verdade; alguns podem ser mais radicais no uso e aplicação, enquanto outros tentam fazer o mesmo com o chamado “tempo da graça.” Agora, quem pergunta sou eu? Para você o que é viver sob a Lei e o que é viver sob a Graça?
Senhor, obrigado por tua graça e bondade, presentes na obra perfeita que Jesus realizou na cruz e nos deu plena libertação de tudo o que o pecado fez e estragou em nossas vidas. Somos gratos pelo teu amor e queremos viver para a tua glória. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason