Incontáveis Males

Meditação do dia: 17/09/2025

“São incontáveis os males que me cercam; as minhas iniquidades me alcançaram, tantas, que me impedem a visão; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração desfalece.” (Sl 40.12)

Incontáveis Males – É um fato que estamos vivendo um tempo de muita lassidão moral e doutrinária, com pensamentos muito liberais e alguns são na verdade mundanos e até malignos mesmo. Pessoas se convertem em igrejas que não se preocupam com veracidade da interpretação bíblica e seguem a corrente de pensamento que o que importa são os resultados, sendo assim, se a pessoa “recebe a bênção” os meios e os caminhos para se chegar lá, não importam. Somos ortodoxos biblicamente, somos adeptos da fidelidade à verdade bíblica e acreditamos nos princípios ensinados por Jesus e seus apóstolos, bem como em tudo que está na Palavra de Deus. Sendo assim, “Um pouco de fermento leveda toda a massa” (Gl 5.9). Duas meias verdades podem não formar uma verdade completa e sim uma grande mentira. Falo isso, ao olhar para o texto e pensar nas expressões do salmista sobre sua versão a respeito de males que o rodeia e de suas iniquidades que até parece exagero na dose, ou licença poética. Vamos lá, como sabemos, os conceitos sobre salvação, expiação de pecados e outras coisas do gênero são diferentes na Velha Aliança, para aquilo que encontramos na Nova Aliança e no tempo da graça, no Novo Testamento. Observo, que sem entrar nos méritos doutrinários das expressões ditas no salmo, nós também nos vemos e todo o povo de Deus sempre estiveram em lutas e guerras contra males e perseguições devido a fé ou ao compromisso com a fé. É fato que entre a luz e as trevas sempre há uma separação e um embate e os das trevas não se alinham com os da luz a não ser por razões muito egoísticas deles em algo que lhes favoreçam. Também entre o próprio grupo da fé, encontramos no tempo de paz ou alívio externo, as intrigas internas, onde os “carnais” desafiam e perseguem os que são mais comprometidos com a prática da fé do que eles. A luz sempre incomoda a qualquer nível de trevas e como diz o ensino de João 3, quem gosta das trevas não se aproxima da luz e nem dos que gostam da luz. “¹⁹A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. ²⁰Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. ²¹Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus” (Jo 3.19-21). Muitos dos males que nos cercam, são injustas ações pelas nossas posições, mas também há os resquícios de decisões mal tomadas, más administrações, relacionamentos quebrados, demora e procrastinação com passos a serem dados. Cada um sabe do que se trata em sua própria vida, se examinar à luz da verdade da Palavra de Deus.

Senhor, obrigado por cuidar e nos proteger de todo mal, para que possamos continuar e fazer o que somos ordenados a fazer. Agradecemos a ajuda, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário