Pobre e Necessitado

Meditação do dia: 24/09/2025

“Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim. Tu és o meu amparo e o meu libertador; não te demores, ó Deus meu!” (Sl 40.17)

Pobre e Necessitado – Estamos diante de um assunto muito gostoso de se pensar e meditar, com boas vertentes de fé e espiritualidade, ao mesmo tempo que se pode também trabalhar com uma visão puramente literal e materialista; mas é claro que os resultados serão diferentes nas conclusões e muito rico por um lado e muito pobre pelo outro. Todos já vimos aquela dinâmica apresentar um copo com uma metade ocupada e a pergunta inevitável: o copo está meio cheio ou meio vazio? Obviamente que isso depende da visão do expectador, mas não a visão física, mas a espiritual, ideológica ou a sua mentalidade positiva ou negativa. Para uns o copo sempre estará meio cheio, enquanto para outros ele sempre estará meio vazio. Na vida há pessoas que estão sempre satisfeitas, alegres, esperançosas e batalhando para melhorar ainda mais; também há aquelas pessoas que estão sempre insatisfeitas, tristes, murmurando e reclamando que nada está bom, nada dá certo e que metade de qualquer coisa não é bom e não é suficiente. Materialmente falando, e até do ponto de vista financeiro, Davi era muito abastado, pois era o rei de uma nação próspera, estava em fase de conquistas de territórios e ganhando guerras tanto para conquistas quanto para defesa de suas fronteiras e soberanias; os saques e os despojos eram abundantes em todo e qualquer aspecto. Além da própria prosperidade nacional o que lhe conferia abundancia. Mas ele não tinha o coração nisso, e falava em oração com Deus sobre o valor maior que ele atribuía à comunhão e a adoração a Deus, de tal forma que aos olhos de hoje, parece que ele subestimava ou desvalorizava o valor material e financeiro. Em outro salmo ele disse: “Digo ao Senhor: “Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.” (Sl 16.2). observe a frase destacada, onde alguém bom de grana e bens, poder e prestígio, afirma “em oração” que não possuía nenhum outro bem, senão a Deus!? A maturidade e espiritualidade sadia, não dispensa nada e considera todas as coisas como bênçãos da generosidade do Senhor Deus e é grato e feliz na posse, na conservação e uso de tudo isso de modo que Deus seja o centro e o único a ser reconhecido e adorado. O cristão será mais feliz e realizado quando ele é satisfeito em Deus. Aqui, no texto de hoje, ele afirma que é “pobre e necessitado,” e alguns adeptos da prosperidade à qualquer preço, do triunfalismo materialista, até diriam que essa forma de expressar, atrairia maldição sobre a sua vida e suas finanças. Cada coisa no seu lugar, cada lutar para a sua coisa, mas a bênção de Deus é sempre bênção de Deus!

Senhor, obrigado teu cuidado, amor e provisão diária e constante para com as nossas vidas. Louvamos e engrandecemos a tua santidade e misericórdia em ser o nosso Deus Todo-Poderoso e a tua bênção está sobre tudo o que somos e tudo o que fazemos. Te louvamos e adoramos, no nome precioso de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário