O Que Pensam de Mim

Meditação do dia: 01/10/2025

“⁵Os meus inimigos falam mal de mim: “Quando é que ele vai morrer e ser esquecido?” ⁶Se algum deles vem me visitar, diz coisas vãs, amontoando maldades no coração; ao sair, é disso que fala.” (Sl 41.5,6)

O Que Pensam de Mim – Não é errado ou pecado se fazer tal pergunta ou mesmo agir em autocrítica, para certificar-se de uma condição de possa ajudar no processo de crescimento, quer pessoal, quer social, espiritual ou ministerial ou profissional. Jesus Cristo fez isso em relação a si mesmo, perguntando aos seus seguidores: “¹³Indo Jesus para a região de Cesareia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem os outros dizem que é o Filho do Homem? ¹⁴E eles responderam: Uns dizem que é João Batista; outros dizem que é Elias; e outros dizem que é Jeremias ou um dos profetas. ¹⁵Ao que Jesus perguntou: E vocês, quem dizem que eu sou?” (Mt 16.13-15). Jesus tinha propósitos com os seus seguidores e Pedro recebeu uma revelação espiritual incrível sobre quem de fato era Jesus. No caso do Salmista, ele estava um tanto quanto encucado com o comportamento de pessoas, que até então ele as considerava como amigos, a ponto de recebe-las em sua casa para um visita, enquanto estava acamado com alguma enfermidade. Ao ver a pessoa fragilizada no leito de enfermidade, as pessoas acabavam revelando o que de fato cultivavam nos corações em relação aquele “amigo.” Uma pessoa importante ou famosa, como era Davi, o rei de Israel, que fora uma pessoa simples, comum, pastor de ovelhas, serviçal na corte do rei Saul, soldado do exército do país e se tornar herói nacional e posteriormente o rei da nação. Fizeram amizades e relacionamentos ao longo de muitos anos e em muitos lugares, e muitos desses, ao saber que o velho amigo estava enfermo, pediam uma oportunidade de prestar solidariedade e fazer-lhe uma visita e normalmente levar um presente ou agrado. Mas muitos dos que eram contemplados com essa oportunidade, faziam mal uso da liberdade de visitar o rei e o tratavam no seu íntimo, como uma pessoa comum, que agora estava fragilizado e indefeso, e não evitavam comentários maldosos e alguns até mesmo pensavam na morte dele. Nem eu e nem você somos mais especiais do foi o rei Davi, certamente pessoas que temos muita consideração, podem pensar a nosso respeito algo que não imaginamos; mas acredite, as pessoas podem exercer o seu direito de pensar livremente sobre qualquer coisa ou pessoa, inclusive eu e você. Eles poderiam guardar para si as idéias nocivas ou não tão agradáveis em respeito a nós, mas também podem expressar isso. Não temos como controlar as ações e reações delas. Podemos ser gratos a Deus por nos dar uma vida transformada e sermos participantes de sua natureza; somos amados, aceitos, acolhidos e bem-vindos à família de Deus. Não se abata com isso; erga a cabeça e sua autoestima e acredite, você é muito especial para Deus, isso é o que realmente importa.

Senhor, te agradecemos pela vida de Cristo que há em cada um de nós, pela redenção em Cristo Jesus, somos felizes e satisfeitos em ti. Agradecemos pelos amigos e companheiros de caminhada, ainda que alguns deles pensem de nós, coisas que não entendemos como positivos, mas podem nos levar a rever conceitos e valores e assim crescermos mais ainda em nossa caminhada de fé. Agradecemos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário