Meditação do dia: 10/10/2025
“Lembro-me destas coisas e dentro de mim se derrama a minha alma, de como eu passava com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.” (Sl 42.4)
Cuidado Com as Lembranças – Quando era jovem, ainda estudante, gostava de brincar com as filosofias de rua em que as coisas ficavam engraçadas, mas nada era para ser de verdade. Havia uma frase que me divertia muito sobre estudar, ela dizia: “Quanto mais se estuda, mais se aprende, mais se esquece; quando menos se estuda, menos se sabe, menos se esquece; então para quê estudar?” Agora que cheguei à maturidade e as experiencias da vida me revelaram que estudar é bom e quanto mais se faz bem feito, melhor; na verdade é melhor tem muito conteúdo a ponto de esquecer muita coisa, do que não saber nada e nem ter o que esquecer. Mas tirando os trocadilhos de lado e voltando para nossa meditação, o que realmente edifica a nossa alma e auxilia o nosso coração nas escolhas que fazemos. Somos responsáveis por nossos pensamentos e sensações que abrigamos em nosso íntimo. “Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo” (1 Pe 1.13). “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês” (Fp 4.8). O nosso amado salmista, vendo tantas críticas, tantas afrontas e atitudes depreciáveis contra sua vida e pessoa, quando ele estava numa condição vulnerável e muito sensibilizado por enfermidades e o peso das responsabilidades, voltou o seu pensamento para os dias de glória e alegria; nessa busca mental e emocional, ao invés de encontrar um porto seguro, ele deparou com o inverso, pois as mesmas pessoas que lhe feriam agora, estavam com ele e ao lado dele nas alegrias e nas conquistas e até mesmo nas grandes celebrações de fé e culto a Deus. Isso azedou o seu coração! Nosso passado é imutável, mas podemos mudar a nossa atitude em relação a ele e não armazenar memórias destrutivas ou ao olhar o passado, não o fazer com um olhar e sentimentos com base em nossas percepções. Por exemplo: Alguém que foi bênção em sua vida, e você na vida dela, e realizaram muita coisa boa juntos, e hoje está na oposição e te fazendo mal ou perseguindo. Procure lutar legitimamente para permanecer no centro da vontade de Deus e abençoar essa pessoa e buscar ajuda para resolver a questão atual. Contudo, jamais destrua o que construíram de bom, verdadeiro no passado. Aquilo foi real, verdadeiro e ambos eram autênticos e leais. Separe os dois tempos e você sendo mais maduro e espiritual, trate-a com o respeito que a história mostra; não anule tudo e desconsidere as coisas boas. O contrário também, no passado não foi nada construtivo, mas agora surge a oportunidade de fazerem coisas boas juntas; não deixe a amargura, o ressentimento destruir algo bom e novo que se está deparando na vida de ambos. Cultive boas memórias.
Senhor, obrigado pela nossa história e a vida que vivemos, nela conhecemos pessoas e construímos relacionamentos e edificamos coisas boas e precisamos manter em mente e no coração apenas as coisas boas e edificantes, que a tua graça nos possibilita, capacita e nos dá, a cada novo dia. Oramos em fé em nome de Jesus, amém.
Pt Jason