Meditação do dia: 15/10/2025
“Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.5)
Meu Auxílio e Meu Deus – Dizer a verdade não é orgulho ou arrogância, claro, o modo como se diz determinada coisa, pode revelar mais do que uma informação, pode mostrar um caráter ou uma atitude. Jesus utilizou expressões que se alguém quiser polemizar pode até dizer que ele se contradisse; por exemplo: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim,porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma” (Mt 11.29). Ela falou aqui sobre sua humildade e mansidão. “Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos” (Jo 15.13). Aqui, ele fala que ninguém tem maior amor do que o que ele demonstra. “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28.18). Ele diz que recebeu “toda autoridade no céu e na terra.” Ainda em outra passagem ele assevera sobre si: “Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e fazem bem, porque eu o sou” (Jo 13.13). Você aceitaria a idéia de Jesus estava sendo presunçoso, arrogante, ostentando, querendo aparecer? Não! Ele era, é e sempre será tudo isso e muito mais. mesmo que dissesse de si mesmo, ele tinha integridade, maturidade e autoridade para falar tais palavras. Veja bem, nosso texto da meditação de hoje, nos chama a atenção para a declaração final, dizendo ser Deus o seu auxílio e o seu Deus. Dizer que Deus e meu auxílio, que ele é o meu Deus, deve ser uma declaração de fé e comunhão verdadeira, cultivada e nutrida no coração no dia a dia. Dizer que possui tal ou tal posição apenas para parecer espiritual, ou humilde, ou cheio de conhecimento, não acrescenta muito, porque o tempo e as intempéries da vida se ocuparão de provar a verdade. Tanto a nossa dependência, quanto a nossa apropriação da identidade em Deus são crescentes e devem ser ascendentes rumo à maturidade. Afinal, seremos justificados ou julgados pelas palavras que proferimos. “³⁵A pessoa boa tira do tesouro bom coisas boas; mas a pessoa má do mau tesouro tira coisas más. ³⁶Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem; ³⁷porque, pelas suas palavras, você será justificado e, pelas suas palavras, você será condenado” (Mt 12.35-37).
Senhor, agradecemos pelo dia de hoje e por todas as bênçãos que vieram acompanhadas pelo cuidado protetor. Abençoamos as pessoas que estão crescendo em maturidade e andando mais pertos do Senhor; que as suas vidas se tornem faróis e iluminem outras tantas vidas, para que conheçam a tua graça e bondade. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason