Meditação do dia: 16/10/2025
“Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, no Hermom, e no monte Mizar.” (Sl 42.6)
Sinto Abatido Por Dentro – Duas memórias dos tempos de seminarista, lá na Betânia, me vieram hoje à mente ao ler o texto que será o da nossa meditação. A primeira, era que o nosso professor e um excelente mentor, pastor Ricardo Linder, quando falava de alguma situação aflitiva que exigia confiar em Deus, ficar calmo e descansar, ele sempre terminava dizendo: “Por dentro também!” a segunda memória, era uma escola de pensamento alimentada e defendida ali, que beirava o radicalismo; era proibido “SENTIR!” Quando alguém falava essa bendita palavra, todos os olhares espantados o pregavam contra a parede mais próxima. A menos que estivesse falando de sentir, literalmente, como sentir fome, sede, dor, saudade de casa… “sentir” coisas no âmbito espiritual e doutrinário, era heresia pura, digna de ir para a fogueira da santa inquisição. Isso teve lá o seu proveito, mas acredito que a maturidade e os esfregas e resfregas do ministério ajudaram a equilibrar, e hoje a gente já sente sem tanta culpa. Nosso texto de hoje, fala de alguém, e aqui é alguém amado por Deus, pessoa de vida espiritual equilibrada e experiente na caminhada de fé. Ele fala de como se sentia por dentro, isto é, sua alma estava abatida, hoje falamos em “deprê” a diferença, me parece, que é a forma como ele buscava solução. Ele pensava em Deus, pensava nas coisas do alto como diria Paulo. “¹Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. ²Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra” (Cl 3.1,2). Quando a pessoa percebe que a situação é de cunho espiritual, ela já sabe que as respostas e as soluções também deverão ser espirituais e onde melhor se encontra esses recursos, é em Deus. Buscar a Deus é sinal de sabedoria. Mais modernamente se buscam muitas soluções em medidas paliativas, como terapias, lazer, medicamentos e a confiança fica mais em profissionais humanos e recursos científicos e alguns não muito científicos, mas a verdadeira fonte, comumente só buscada, quando todos os caminhos falharam. Quando não resta mais nada, então se apela para a fé, como uma muleta. Aí estão dispostos a fazer votos, promessas, propósitos, peregrinações, imersões, doações e um unhado de outras medidas milagreiras. Se você é filho(a) de Deus, tem acesso direto à sala do trono, então, não há melhor consultório e se prostrar em adoração, louvor e consagração é maravilhoso. Cristão não deve ir para o quarto, apagar todas as luzes, fechar janelas e cortinas e pedir para não ser incomodado porque não quer ver ninguém. Cristãos amam companhia, comunhão, ajuda e participação tanto nas alegrias como nas tristezas, dificuldades e horas sombrias. Não se isole, busque bons parceiros de oração e prestação de contas.
Senhor, obrigado, por cuidar de nós, também por dentro e nos conduzir por caminhos que nos levam para mais perto de ti, somos gratos, por tudo, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason