Meditação do dia: 19/10/2025
“Contudo, o Senhor, durante o dia, me concede a sua misericórdia, e de noite está comigo o seu cântico, uma oração ao Deus da minha vida.” (Sl 42.8)
Cântico e Oração à Noite – Por que louvamos a Deus? Por que cantamos louvores? Por que oramos? Por que adoramos? São todas perguntas válidas e à primeira vista parecem serem tão óbvias que pode até parecer ingenuidade não saber. Será? Muita gente boa, pode não estar fazendo algo no automático? Se apertar elas vão dizer: “mais não é assim que todo mundo faz desde que o mundo é mundo? A resposta no automático, é que servimos a Deus de todas essas formas e outras mais, porque ele é Deus! Porque ele é o nosso criador! Porque ele merece! Porque ele requer isso dos humanos! Porque a minha religião me ensina fazer assim! Não estou aqui para questionar a sua fé ou estou questionando a minha; ao contrário, estou muito bem nas minhas convicções de fé e aceito muito bem os ensinamentos bíblicos e acredito no poder da Palavra de Deus. Estou bem na fé e firme em Jesus como Senhor e Salvador. O que estou trabalhando aqui, é forçar uma parada e levar nossa experiencia de adoração a Deus, ao nível de excelência, convicção e consciência de estamos fazendo o que de fato acreditamos e que nosso interior está em paz e alinhado com as Sagradas Escrituras, que servem de base para toda a nossa devoção. Assim, ser grato e sentir-se satisfeito com a bondade e a misericórdia de Deus todas as manhãs e cultivar uma boa comunhão ao longo do dia e quando chega a noite, podemos cantar e orar porque terminamos uma etapa da vida e fomos agraciados com uma fé na presença e propósitos divinos para nossa vida e nossa vocação de fazer o que fazemos porque aquilo tem importância para um plano maior. Orar, no sentido mais simples da palavra, é falar com Deus; é um diálogo entre duas pessoas e onde ambas as partes participam ativamente. Respondemos ao amor e cuidado que recebemos e oferecemos nossa apreciação e nossa gratidão a ele e respondemos ao seu amor, ao seu perdão e à sua vocação. Culto então, é um serviço que se presta a Deus. Ele fez muito, fez tudo por nós e toda a nossa vida deve refletir esse sentimento de pertencimento, de participação e a certeza do acolhimento espiritual. Temos um propósito, temos uma identidade e temos um destino. Deus é adorado quando somos mais satisfeitos nele. Orar e adorar não pode ser como saque em caixa eletrônico; depositamos e sacamos; quanto mais depositamos, mais podemos sacar até acabar o limite. Servimos a Deus porque ele é Deus; não porque pode nos dar coisas, nos proteger, nos abençoar e nos fazer felizes. A versão de Jesus é: “Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.33). As coisas serão acrescentadas, não são a razão de servimos a Deus.
Senhor, obrigado por ser o meu Deus! Graças te rendemos e adoramos de todo o nosso coração e queremos aprender mais e mais com a tua Palavra e com o teu Espírito Santo que habita em nós e nos guia a toda a verdade. Te adoramos de coração, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason