Por que Está Abatida a Minha Alma?

Meditação do dia: 21/10/2025

“Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.11)

Por que Está Abatida a Minha Alma? – Não é incomum a pessoa ter sensações ou percepções, mas que na verdade ele não sabe o porque daquilo. A pessoa quer alguma coisa, mas não sabe o que é que quer; querer sair não saber onde quer ir e até desejar comer algo, mas também não sabe o que é e lhe ser oferecido alternativas e ela dizer não a todas as ofertas e propostas. Já aconteceu contigo? Acredito que sim; comigo já e fica aquela sensação de inquietude e nada agrada e nada satisfaz. Pode ser essa a situação que Davi está descrevendo na sua experiencia, pois ele estava cercado de todos os cuidados que um rei poderia ter de recursos; ele tinha um exército muito competente e alguns dos seus soldados era valentes de destaque, de tal forma que angariaram o respeito de todos os demais soldados e entraram para a história como os valentes de Davi, em número de trinta e sete. “⁸São estes os nomes dos valentes de Davi: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal de três; este brandiu a sua lança contra oitocentos homens e os matou de uma só vez. ³⁹Urias, heteu. Ao todo eram trinta e sete” (2 Sm 23.8,39). Ele tinha recursos em todos os níveis, tinha uma grande família, muitos filhos, era amado e respeitado; havia sacerdotes, profetas, ministros de música e o tabernáculo de Deus bem perto de si. Era amado de Deus e com promessas maravilhosas. Mas ainda assim, tinha inquietações de alma e contudo ele não desistia de exortar a si mesmo a seguir firme na confiança em Deus. Acredito que essas lições da vida e da experiencia de Davi e outros irmãos de fé do passado, tanto do Velho, quanto do Novo Testamento, são bons exemplos de que podemos aprender e crescer continuamente e ainda assim, haverá mais espaço para aprimorar e seguir desenvolvendo. Como somos servos de um Deus grande, eterno, Todo-Poderoso, isso deve nos estimular a seguir na busca por maturidade e espiritualidade equilibrada. Não é falta de fé ter dificuldades; não é incoerência nos ver em situações que não sabemos o que fazer. Criar expectativas de infalibilidade, impecabilidade, perfeição sem limites e atingir o topo e permanecer sem sofrer abalos é uma condição perigosa, porque nos afasta do centro da vida e da vontade de Deus, porque ficaríamos numa condição onde não mais precisaríamos depender de Deus ou de sua ajuda. Nesse sentido a independência nos alcançaria e sabemos que isso não é bom. A dependência de Deus é um estado de alma, uma condição de submissão voluntária e de devoção piedosa, onde a criatura almeja mais e mais a presença do Criador e andando em sintonia com a verdade e a graça que tudo provê. Deus é bom o tempo todo e andar com ele é uma maravilhosa e privilegiada condição para qualquer ser humano redimido por Cristo Jesus.

Senhor, obrigado por ser o nosso Deus, em todo tempo e em toda situação. Somente o Senhor é e tem a suficiência que nos satisfaz plenamente. Te amamos e adoramos com um coração agradecido e submisso, desejoso de te conhecer e te servir sempre e eternamente. Em Cristo, isso é plenamente possível, e almejamos alcançar pela fé e com a tua graça. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário