Meditação do dia: 22/10/2025
“Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Sl 42.11)
Meu Auxílio e meu Deus – Minha atenção e também a minha intenção estão voltadas no momento para meditar sobre o que poderia ser uma pergunta crucial: Quem é o meu Deus? Quem é o meu auxílio? É claro que de bate-pronto, a resposta é racional, automática e muito espiritual: É Deus, o Deus Criador, o único, etc e tal… Claro que é verdade, tanto para mim quando para você e deve ser para todos os cristãos e como adoradores, não abrimos mão disso. Mas aqui, estamos exercitando a nossa alma, o nosso raciocínio e estamos questionando a nós mesmos com intensidade, porque queremos testar a a validade da nossa experiência. Fazer de fato uma autocrítica, como ensinou Paulo em relação à participação na Ceia do Senhor. “²⁸Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. ³¹Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. ³²Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1 Co 11.28,31,32). A pergunta precisa ser válida para os momentos particulares, quando precisamos de ajuda, então, quem é que buscamos por ajuda? Na hora difícil, quem é que lembramos que está no comando de todas as coisas? Será que eu confio mais no meu plano de saúde, do que no poder da oração dos líderes da Igreja, como recomenda Tiago? Minha adoração, louvor e celebração acontece religiosamente nos dias de culto da igreja, porque é meu ofício, ou minha obrigação como membro da igreja, sou ministro ou obreiro, estou escalado, ou isso faz parte do meu estilo de vida? Minha devoção é real e verdadeira integralmente, ou só porque é meu ofício. Desde jovem, antes mesmo de entender sobre vocação, a pessoa e a vida de Esdras me atraia muito e uma das declarações que me fascinavam era esta: “Porque Esdras pôs no coração o propósito de buscar a Lei do Senhor, cumpri-la e ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (Ed 7.10 NAA). Na versão corrigida – “Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos” (ACF). Um coração preparado para buscar, praticar e então ensinar. Prática primeiro, ensino depois, pois a incoerência entre essas duas coisas é um desastroso para a vida pessoal, a igreja que recebe esse tipo de ministração teórica e para o Reino de Deus, que transmite um ambiente de “faça o que falo, mas não faça o que faço!” Misericórdia!!!
Pai, louvado e engrandecido seja o teu santo e poderoso nome, que seja verdade todos os dias que o teu nome seja santificado em nossas vidas por uma autêntica adoração, louvor e serviço. O Senhor é, sempre será o nosso Deus, em todo tempo e em tudo que somos e temos; vivemos para a tua glória e pedimos graça e misericórdia para fazermos disso o nosso estilo de vida. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason