O Altar de Deus

Meditação do dia: 28/10/2025

“Então irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.” (Sl 43.4)

O Altar de Deus – Encontramos citações sobre altares em toda a Bíblia. Altar está diretamente ligado à adoração a Deus. O culto, que é um serviço prestado a Deus está muito intimamente conectado a existência do ser humano. Fomos criados por Deus e com o propósito de viver em amizade e comunhão, o que se pressupõe a adoração da criatura ao Criador. Também não se pode separar o altar da redenção humana, pois a condição de vida que passou a imperar depois do pecado ter entrado na vida daquelas pessoas, isso passou a todos os descendentes e toda a civilização humana se viu corrompida e necessitada de redenção. “²³pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, ²⁴sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ²⁵a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, ²⁶tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.23-26). O Ato de cultuar sempre existiu; com o advento do pecado, veio a necessidade da redenção, e com isso o altar tornou-se um ingrediente importante, não pelo altar em si, mas por ser o lugar onde o sacrifício e a oferta do adorador seria apresentada a Deus. Nos tempos de Jesus, a religiosidade havia estendido as suas garras e corrompido o culto e a adoração daquele povo, de modo que eles valorizavam mais a forma do que a essência, e os objetos de culto se tornaram mais importante do que o culto. “¹⁶Ai de vocês, guias cegos, que dizem: “Se alguém jurar pelo santuário, isso não tem importância; mas, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado pelo que jurou!” ¹⁷Seus tolos e cegos! Qual é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? ¹⁸E vocês dizem: “Se alguém jurar pelo altar, isso não tem importância; mas, se alguém jurar pela oferta que está sobre o altar, fica obrigado pelo que jurou.” ¹⁹Cegos! Qual é mais importante: a oferta ou o altar que santifica a oferta? ²⁰Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele. ²¹Quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; ²²e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que está sentado no trono” (Mt 23.16-22). Como está essa relação em nossas vidas nos dias de hoje, sendo nós participantes da Nova Aliança e com muito mais luz e conhecimento de Deus do que os povos do passado?

Senhor, agradecemos a obra maravilhosa da redenção que o Senhor efetuou através de Jesus e seu sacrifício perfeito e completo, que nos eu a possibilidade de entrar na tua presença e adorar com liberdade e sermos abençoados com a salvação em Cristo Jesus. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário