Ir Ao Altar Para Servir

Meditação do dia: 31/10/2025

“Então irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.” (Sl 43.4)

Ir ao Altar Para Servir – É praticamente intercambiável o uso da expressão “servir ao Senhor,” como sinônimo de cultuar a Deus, participar dos trabalhos da igreja ou comunidade de fé. No povo de Deus do Antigo Testamento, servir a Deus estava relacionado à prática da fé; que para eles incluía o culto, os rituais, o modo de vida que expressava o que a pessoa e a família cria. Mesmo com o desenvolvimento dos ministérios regulamentados pela Lei dada por Deus a Moisés e escolhida e designada uma tribo específica para servir e ministrar de forma sacerdotal para toda a nação, ainda assim, as pessoas foram ganhando mais entendimento e assumindo boas responsabilidades. Davi, por exemplo, era da tribo de Judá, e sendo rei, músico, poeta e um adorador apaixonado, se dispôs a ajudar em muitas coisas, sem entrar nas atividades próprias dos levitas, mas com cooperação nas organizações, escalas de cantores e sacerdotes, confecção de instrumentos e aperfeiçoamento de práticas que facilitavam a prática da fé. Muitas ações da justiça, dependia de assessoria dos levitas e sacerdotes, e assim os tribunais dependiam de boa ajuda de escribas e demais profissionais que estavam diretamente relacionadas com os ofícios sacerdotais e levíticos. Então pensei hoje, em incluir uma meditação sobre o acesso ao altar, não só como ato de adoração e culto a Deus, mas como serviço prestado aos adoradores e que se torna uma atividade prazerosa, mas com atenção no serviço em si e não na adoração propriamente dita. Um exemplo disso, na atualidade; eu fui pastor titular de uma igreja local por mais de trinta anos; minhas filhas nasceram e cresceram nesse ambiente; quando elas iam ao culto de celebração no domingo à noite, por exemplo, estavam indo no serviço do pai, em pleno expediente. A minha esposa sempre fez parte do ministério de louvor, então cantar e conduzir o louvor e a adoração, sempre foi algo muito prazeroso para ela e alinhado com os seus dons, talentos e habilidades, durante suas atuações na escala, ela está ali para servir à igreja, enquanto serve a Deus. Os sacerdotes dos tempos bíblicos cumpriam jornadas de trabalho, embora fossem adoradores, estavam ali para cumprirem funções de trabalho e serviço em favor dos adoradores que se apresentavam diante de Deus. “¹³Vocês não sabem que os que prestam serviços sagrados se alimentam do próprio templo e que os que servem ao altar participam do que é oferecido sobre o altar?” (1 Co 8.13). Nos lembras de Zacarias, pai de João Batista, quando do anúncio do nascimento do seu filho: “⁸E aconteceu que, enquanto Zacarias exercia o sacerdócio diante de Deus na ordem do seu turno, coube-lhe por sorteio, ⁹segundo o costume sacerdotal, entrar no santuário do Senhor para queimar o incenso” (Lc 1.8,9). Você e eu, chegamos constantemente ao altar de Deus e somos privilegiados, então use e desfrute da bênção de Deus e da oportunidade de servir. Sirvamos de coração!

Senhor, agradecemos a graça e o privilégio de servir ao Senhor servindo ao próximo; obrigado por cuidar de nós e nos capacitar a fazer o nosso trabalho em favor da igreja e do Reino de Deus. Em nome de Jesus

Pr Jason

Deixe um comentário