Meditação do dia: 04/10/2025
“Pois não foi por sua espada que eles conquistaram a terra, nem foi o seu braço que lhes deu vitória, e sim a tua mão poderosa, e o teu braço, e a luz do teu rosto, porque te agradaste deles.” (Sl 44.3)
Como Acontecem Nossas Conquistas – A obra de Deus acontece com a nossa participação e cooperação. Deus pode fazer tudo e qualquer coisa sozinho, pelo seu poder e pelo agir de sua poderosa Palavra. Mas por razões que a minha razão desconhece, ele escolhe trabalhar conosco, fazendo parcerias maravilhosas. Claro, somos privilegiados nessa parceria. Quando estudamos a ação criadora de Deus, aprendemos que criação absoluta, aconteceu no início, até o sexto dia; do nada, ele criou todas as coisas e as colocou em funcionamento pelo poder criativo da Palavra. Até mesmo a companheira de Adão, não foi mais criação absoluta, partindo do zero, porque ela foi feita a partir de uma costela retirada de Adão. Tudo que vemos na sequencia até chegar aos dias de hoje, até o que consideramos milagres sobrenaturais, há uma parceria humana no poder criador de Deus. Suas ordens são enviadas e transmitidas, quer por revelação espiritual, quer por conhecimento intelectual, passado de uns para os outros e buscando aperfeiçoamento, até as aplicações mais sofisticadas de tecnologias, a vontade divina continua sendo exercida e há uma parte humana executando e sendo feita. Somos conscientes da fraqueza e fragilidade humana, e juntamente os seus planos também trazem esses elementos de instabilidade. O sábio Salomão disse: “O coração do ser humano pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor” (Pv 16.1). Podemos fazer os planos mais bem elaborados, mas não temos todos os elementos para confirma-los, então sempre teremos que considerar o imponderável; enquanto Deus tem a sua disposição todos os recursos e todos os elementos necessários. Jó, considerado um homem muito paciente e espiritual, atestado até mesmo por Deus, aprendeu que há diferenças nos planejamentos e execuções de projetos. “¹Então Jó respondeu ao Senhor e disse: ²”Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42.1,2). No Novo Testamento, Tiago concorda com essa linha de pensamento: “¹³Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” ¹⁴Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. ¹⁵Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” ¹⁶Agora, entretanto, vocês se orgulham das suas arrogantes pretensões. Todo orgulho semelhante a esse é mau” (Tg 4.13.16). Esse texto, serve de base para nossa reflexão sobre nossas conquistas, que não podem ser consideradas frutos de nossos esforços, perícias, estratégias ou habilidades excepcionais da nossa genialidade; isso é mau e então, não cabe numa vida consagrada a Deus e aos seus propósitos. Continuaremos refletindo sobre esse tema.
Senhor, obrigado por nos capacitar a servir e fazer coisas com habilidades e bons resultados que terminam em glória e honra ao teu santo nome. Tu és digno de receber a glória e a honra, porque os teus feitos são muito bons para conosco. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason