Meditação do dia: 23/11/2025
“O meu coração transborda de belas palavras. Ao rei consagro o que compus; a minha língua é como a pena de um hábil escritor.” (Sl 45.1)
A Língua Edificante – Vamos continuar pensando construtivamente sobre o bom uso da nossa capacidade de comunicar. Vou concentrar a atenção em algumas expressões citadas no Livro dos Salmos e Provérbios, onde a sabedoria é o grande centro das atenções e ali o sábio procura instruir seus leitores através do aprendizado pela sabedoria popular. Quem disse que lugar de aprendizagem é só nos centros formais de educação? Para o sedento de conhecimento, tudo ao seu redor é um vasto campo de experiencias e aprendizagens, porque toda a natureza e todas as coisas oferecem conhecimento para o ouvido atento e o coração humilde para aprender com qualquer oportunidade. Comecemos com– “¹²Quem de vocês ama a vida e quer longevidade para ver o bem? ¹³ Refreie a língua do mal e os lábios de falarem palavras enganosas” (Sl 34.12,13).Viver a longevidade e com qualidade depende de como a pessoa consegue controlar sua língua; então há como melhorar e sermos mais responsáveis com nossos relacionamentos e conversas para que a vida seja preciosa e boa. Outra situação interessante de se meditar está disponível no Salmo 39: “Eu disse comigo mesmo: “Guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca, enquanto os ímpios estiverem na minha presença” (Sl 39.1). aqui há uma forte ênfase na autodisciplina, a pessoa perceber a necessidade de se controlar em situações específicas, onde o seu silêncio pode valer mais do que ouro. É bom ser sincero, falar a verdade, ter coragem de expor sua opinião; mas ter a sabedoria e a graça de saber quando ficar calado, e no caso do texto, fala de colocar mordaça, ou seja, forçar a si mesmo em silenciar quando a vontade é “botar a boca no trombone.” Veja que linda citação: “Palavras precipitadas são como pontas de espada, mas as palavras dos sábios são remédio” (Pv 12.18). Palavras podem ser instrumentos de ferir, matar ou abençoar e produzir cura e saúde. Gosto muito da versão que diz: “Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina” (ARA). Um dos meus favoritos em Provérbios: “Quem ama a pureza do coração e é habilidoso no falar terá a amizade do rei” (Pv 22.11). Duas questões cruciais e maravilhosas de serem cultivadas na vida de um adorador: Pureza de coração, amada, buscada e vivenciada e ser habilidoso no falar – isso vai levar a pessoa para a presença de reis. Não se preocupe, se não for um rei aqui dos reinos da terra, mas diante dos Rei dos reis pode ter certeza que dará certo. Pessoas com essas qualidades são bênçãos e abençoadoras em todo tempo e lugar.
Senhor, obrigado por nos permitir utilizar nossas falas para promover o bem e a edificação onde estivermos e acrescentar ao Reino dos céus; especialmente agradar o nosso rei. Como orou o salmista: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!” (Sl 19.14). em nome Jesus, amém.
Pr Jason